UMA PROPOSTA PARA A NOVA GERAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta características da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) e aspectos arquitetônicos e tecnológicos para um Ecossistema de Infraestruturas de Dados Espaciais (IDEs) proposto para a próxima geração da IDE brasileira. Um protótipo, chamado IDE-CO, está sendo construído fundamentado em uma plataforma habilitada para governo, instituição, cidadão e academia. Essa plataforma permite que uma IDE seja instanciada, nesse ecossistema, por qualquer esfera de Governo (federal, estadual ou municipal) ou por uma comunidade (cidadãos comuns, organizações da sociedade civil, grupos de pesquisadores e outros). Esta plataforma é constituída por um conjunto de ferramentas geoespaciais que oferece serviços tais como: migração, ligação, integração, recuperação, criação, visualização, manipulação, processamento, análise, compartilhamento e gestão de informação espacial. Além disso, considera os aspectos sociais (gestão, avaliação, agrupamento, ordenamento, reputação, seguir etc.) fornecendo serviços para apoiar as instituições, pessoas e comunidades. Para proporcionar essa infraestrutura, a plataforma leva em conta os princípios de iniciativas abertas e transparentes, cultura de participação e injeção inversa de dados espaciais e está sendo construído com ferramentas de código aberto. De modo a validar o ecossistema IDE-Co é apresentado o protótipo aplicado a Área de Preservação Ambiental (APA) de Guapimirim.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
BORBA, R. L. R.; STRAUCH, J. C. M.; SOUZA, J. M. de; COLEMAN, D. J. UMA PROPOSTA PARA A NOVA GERAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 6, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n6-44634. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44634. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").