IMPLEMENTATION OF SDI SPECIFICATIONS APPLIED TO MULTIPURPOSE CADASTRES IN URBAN AREAS - A PROPOSAL FOR BRAZILIAN CARTOGRAPHY STRUCTURING
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho visa discutir as possibilidades de estruturação da cartografia cadastral proposto do plano de ação do INDE (Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais), proposto pelo Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão através da CONCAR (Comissão Nacional de Cartografia), voltado para o sistema cadastral do Brasil. A IDE no país foi estabelecida em 2008 para padronizar e normatizar o compartilhamento dos dados espaciais. Porém, para a distribuição dos dados espaciais é necessário uma estrutura que disponibilize ferramentas e serviços específicos. A pesquisa tem como objetivo apresentar a implementação de uma estrutura de distribuição de dados do cadastro multifinalitário aplicado em áreas urbanas, propondo a estruturação dos dados e metadados, e proporcionando sua análise a partir de geo-serviços nos formatos propostos pela OGC (Open Geospatial Consortium) utilizando aplicações web mapping visando sua integração com os sistemas de gestão cadastral dos municípios.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
PELEGRINA, M. A.; NETO, J. A. de S.; MORAES, A. F. de. IMPLEMENTATION OF SDI SPECIFICATIONS APPLIED TO MULTIPURPOSE CADASTRES IN URBAN AREAS - A PROPOSAL FOR BRAZILIAN CARTOGRAPHY STRUCTURING. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 2, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n2-43786. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43786. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").