Alvos para Longas Visadas nas Travessias de Cursos D'água

Conteúdo do artigo principal

Fernando Faria

Resumo

A continuidade do nivelamento geométrico de alta precisão exige cuidados especiais nas Travessias de Cursos D'água. São assim chamadas as visadas superiores a 100 metros.


No caso de Travessia de Curso D'Água, o lance vai se compor de duas visadas desequilibradas em distância: uma sobre o curso d'água na mira distante e outra na mira próxima. As leituras na mira próxima são normais. Porém as leituras na mira distante são indiretas, obtidas por dedução dos resultados das leituras do tambor micrométrico do parafuso basculante do Nível, leituras estas correspondentes à bolha calada e às pontarias feitas nos alvos fixados na mira.


O assunto tratado na presente comunicação refere-se à escolha dos alvos para as Travessias Curtas. Neste artigo são definidas como curtas as travessias compreendidas entre 100 metros e 750 metros.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Como Citar

FARIA, Fernando. Alvos para Longas Visadas nas Travessias de Cursos D’água. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 21, p. 23–26, 1978. DOI: 10.14393/rbcv21n0-55980. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/55980. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.