POSICIONAMENTO RTK EMPREGANDO DIFERENTES ESTAÇÕES DE REFERÊNCIA

Conteúdo do artigo principal

Jaime Freiberger Junior
Cláudia Pereira Krueger

Resumo

Neste trabalho apresentam-se os resultados de medições RTK que visaram a determinação em tempo real das coordenadas geodésicas de uma estação móvel. A partir de um marco de referência, a estação de referência gerou e transmitiu correções diferenciais à estação móvel. Esta estação ocupou marcos geodésicos de coordenadas conhecidas com o objetivo de se analisar a qualidade do posicionamento RTK. Em uma segunda etapa, a estação de referência foi transportada para outro marco de referência e as medições RTK foram repetidas. Os erros planimétricos, o tempo de fixação das ambigüidades e a confiabilidade do posicionamento foram analisados. Comprovou-se que a mudança da estação de referência proporcionou melhores resultados nos marcos situados em um raio de até 10 km da estação de referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
JUNIOR, J. F.; KRUEGER, C. P. POSICIONAMENTO RTK EMPREGANDO DIFERENTES ESTAÇÕES DE REFERÊNCIA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 59, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv59n2-44899. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44899. Acesso em: 17 jul. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jaime Freiberger Junior, Universidade Federal do Paraná

possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina (1998), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2007) com estágio no Instituto de Geodésia da Universidade de Karlsruhe, Alemanha (2004-2006). Tem experiência na área de Geociências com ênfase em Geodésia Celeste atuando principalmente no posicionamento em tempo real (RTK) e calibração de antenas de receptores GNSS.

Cláudia Pereira Krueger, Universidade Federal do Paraná

A pesquisadora possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1988), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1994) e doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1996).Sendo que este último foi cursado na modalidade sanduiche entre a UFPR e o IfE da Universidade de Hannover. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Paraná.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>