PREVISÕES DO ATRASO ZENITAL TROPOSFÉRICO PARA A AMÉRICA DO SUL: VARIABILIDADE SAZONAL E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O atraso zenital troposférico (ZTD - Zenithal Tropospheric Delay) é um dos fatores que geram erros nas observáveis envolvidas nos métodos de posicionamento por satélites. Freqüentemente, ele é minimizado com o emprego de modelos desenvolvidos empiricamente a partir de observações atmosféricas. No entanto, tais modelos são incapazes de fornecer a precisão exigida para algumas aplicações em tempo real, como na navegação e locação. Com a implantação, em 2010, do novo sistema de navegação e gerenciamento do tráfego aéreo, denominado CNS-ATM (Communication Navigation Surveillance - Air Traffic Management), a aplicação de métodos de posicionamento por satélites na navegação aérea será bastante explorada, pois permitem obter boa precisão em tempo real. O emprego das previsões dos valores do ZTD obtidas a partir da Previsão Numérica de Tempo (PNT), denominada modelagem dinâmica, apresenta-se como uma alternativa para modelar e, portanto, prever os efeitos dos gases atmosféricos nos sinais de radiofreqüência em tempo real. Desde março de 2004 essa modelagem encontra-se operacional no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) gerando previsões do ZTD para toda a América do Sul. Os objetivos desse trabalho são estudar a variabilidade sazonal do ZTD e avaliar a qualidade dos valores gerados nessa modelagem. Na avaliação são utilizadas estimativas do ZTD obtidas a partir de dados GPS coletados em algumas estações da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos sinais GPS (RBMC) no período de 1 ano. Nessa avaliação, os valores do EMQ resultantes ficaram entre 4 e 11 cm. Ao considerar a variabilidade temporal do ZTD, as vantagens apresentadas por essa técnica, os resultados obtidos nessa avaliação e as melhorias que ocorrerão no futuro, esse trabalho mostra que a modelagem dinâmica apresenta-se com grande potencial em se tornar a alternativa mais apropriada para as aplicações dos métodos de posicionamento por satélite em tempo real.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SAPUCCI, L. F.; MACHADO, L. A. T.; MONICO, J. F. G. PREVISÕES DO ATRASO ZENITAL TROPOSFÉRICO PARA A AMÉRICA DO SUL: VARIABILIDADE SAZONAL E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 58, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv58n3-44913. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44913. Acesso em: 2 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").