Educação antirracista: experiências de práticas pedagógicas desenvolvidas em uma Escola Quilombola no Baixo Acará-PA
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.1.76642Palabras clave:
Educação Escolar Quilombola., Currículo., Racismo. , Antirracismo.Resumen
O presente texto tem como objetivo apresentar experiências didáticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, desenvolvidas por meio de projeto escolar que dialogam com as questões territoriais de comunidade quilombola do Baixo Acará, estado do Pará. Buscamos promover um diálogo dos conceitos fundamentais pertinentes à educação escolar quilombola e à educação antirracista, tendo em vista a superação do racismo e das suas práticas correlatas. Este texto se ancora em leis, diretrizes e autores que estudam essa temática, tais quais: Carril (2017), Miranda (2018), Barzano, Sampaio e Melo (2022), dentre outros. Os dados apresentados mostram que é possível desenvolver práticas educativas que dialoguem com o território, com a ancestralidade, com o fortalecimento identitário e com os saberes tradicionais em escolas quilombolas, em sintonia com os diversos tipos de conhecimentos que circulam no ambiente escolar.
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Referencias
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