A persistência das desigualdades raciais e educacionais na EJA:
uma leitura crítica a partir do Censo Escolar
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.78309Palabras clave:
Desigualdades raciais., Desigualdades de oportunidades educacionais, Educação de Jovens e Adultos, Censo EscolarResumen
Este artigo propõe uma reflexão sobre as desigualdades de oportunidades educacionais a partir do marcador cor/raça, com foco na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é compreender os efeitos das desigualdades raciais que incidem sobre a população negra, por meio da análise das matrículas na EJA – Ensino Médio, com base nos dados do Censo Escolar. Para isso, são examinadas as taxas de matrícula por cor/raça, faixa etária, sexo, bem como os índices de evasão, repetência e migração para essa modalidade. O referencial teórico fundamenta-se nas teorias da reprodução social e nas discussões sobre racismo estrutural. Os resultados indicam que a EJA concentra uma proporção significativamente alta de estudantes negros (as) — pretos (as) e pardos (as) — em comparação ao restante do sistema educacional. Conclui-se que, longe de representar uma via de inclusão, a EJA tende a reproduzir e legitimar as hierarquias sociais, contribuindo para a subalternização da população negra no contexto escolar.
Descargas
Referencias
AKOTIRENE, C. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen, 2019.
ALMEIDA, S. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.
ANCILLOTTI, C. G. L.; SILVA, P. DE O. M. DA. Racismo e Construção da Carreira: Estratégias de Enfrentamento Adotadas por Universitários Negros. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 43, p. e253492, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/p5dHVYkvdJHdWGyFzBrxbSL/#. Acesso em: 18 jul. 2024.
AQUINO, S. F. Estruturalismo e Sociologia. Igapó, v. 3, n. 1, 2009.
ARTES, A.; UNBEHAUM, S. As marcas de cor/raça no ensino médio e seus efeitos na educação superior brasileira. Educação e Pesquisa, v. 47, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/188208. Acesso em: 22 jul. 2024.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2009.
BOURDIEU, P. Reprodução cultural e reprodução social. In: A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectivas, 2011.
BOURDIEU, P. Escritos de educação. 16ª ed. Petrópolis: Vozes, 2015a.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2015b.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. O exame de uma ilusão. In. VALLE, I. R.; SOULIÉ, C. (Org.). Pierre Bourdieu: uma sociologia ambiciosa da educação. Florianópolis: Editora da UFSC, 2019.
BRANDÃO, Z. A dialética micro/macro na sociologia da educação. Cadernos de pesquisa, n. 113, p. 153-165, 2001.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2022: Apresentação da Coletiva de Imprensa. Brasília, 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2022/apresentacao_coletiva.pdf. Acesso em: 27 mai. 2025.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília, 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2022.pdf. Acesso em: 27. mai. 2025.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2021: Resumo Técnico. Brasília, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2021.pdf. Acesso em: 24 set. 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2020: Resumo Técnico. Brasília, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2020.pdf. Acesso em: 24 set. 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2019: Resumo Técnico. Brasília, 2020.Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_-_censo_da_educacao_basica_2019.pdf. Acesso em: 24 set. 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2018: Resumo Técnico. Brasília, 2019b. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2018.pdf. Acesso em: 24 set. 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2017: Resumo Técnico. Brasília, 2019a. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_basica_2017.pdf. Acesso em: 24 set. 2024.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional brasileira. Brasília: Diário Oficial da União, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 24 mai. 2025.
CAPRARA, B. M. Condição de Classe e Desempenho Educacional no Brasil. Educação & Realidade, v. 45, n. 4, p. e93008, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/c4qm9jSDfC4CVZXqHBG8Fbg/#. Acesso em: 21 jun. 2024.
CARNEIRO, S. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2023.
CATELLI JR., R.; DI PIERRO, M. C.; GIROTTO, E. D. A política paulistana de EJA: territórios e desigualdades. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 30, n. 74, p. 454–484, 2019. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/5734. Acesso em: 22 jul. 2024.
DRAELANTS, H.; BALLATORE, M. Capital cultural e reprodução escolar: um balanço crítico. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 47, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/188199. Acesso em: 20 jul. 2024.
DUBET, F. A escola e a exclusão. Cadernos de pesquisa, p. 29-45, 2003.
DUBET, F. O que é uma escola justa?. Cadernos de pesquisa, v. 34, n. 123, p. 539-555, 2004.
FERNANDES, F. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Editora Contracorrente, 2021.
FERREIRA, N. T. Desigualdade racial e educação: uma análise estatística das políticas afirmativas no ensino superior. Educação em Revista, v. 36, p. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/cKtfPwXVvs4VvBgTw3FvWTL/. Acesso em: 22 jul. 2024.
GONÇALVES, E.; CATELLI JR, R. Structural racism and youth and adult education in Brazil. New Directions for Adult and Continuing Education, v. 2021, n. 171-172, p. 79-89, 2021.
GROSFOGUEL, R. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Sociedade e Estado, v. 31, p. 25-49, 2016.
HASENBALG, C. A. Mobilidade social, desigualdades de oportunidades e raça, Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. PNAD Contínua: Educação 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9127-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios.html. Acesso em: 18 jul. 2024.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2023/IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Rio de Janeiro: IBGE, 2023.
KNOBLAUCH, A.; MEDEIROS, C. C. C. A atualidade de A reprodução de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: 50 anos de um legado acadêmico e político. Educação e Pesquisa, v. 48, p. e245469, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/K57695MmgmZgsL8fXw5wPJd/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 20 jul. 2024.
LAHIRE, B. Crenças coletivas e desigualdades culturais. Educação & Sociedade, v. 24, p. 983-995, 2003.
LIMA, A. O. As origens emocionais da evasão: apontamentos etnográficos a partir da Educação de Jovens e Adultos. Horizontes Antropológicos, v. 25, p. 253-272, 2019.
LOURENÇO, C. Uma sociedade desigual: reflexões a respeito de racismo e indicadores sociais no Brasil. Serviço Social & Sociedade, v. 146, n. 1, p. 75–96, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/mqwfdScR8phfpRJ4tJW68Rz/#. Acesso em: 18 jul. 2024.
NOGUEIRA, M. A. O capital cultural e a produção das desigualdades escolares contemporâneas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 51, 2021. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7468. Acesso: 17 jul. 2022.
PANTA, M.; SILVA, M. N. Os impactos do racismo na trajetória de estudantes do ensino médio: experiências e percepções de negros e brancos. Sociologias, v. 26, p., 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/Gbmtqq3YrxkZpFvjVrv4zXB/. Acesso em: 22 jul. 2024.
PAVINI, D. P. M. B.; ASSOLINI, F. E. P. Os sentidos da alfabetização na narrativa de vida dos alunos da EJA. Revista Teias, [S. l.], v. 25, n. 77, p. 385–397, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.81960. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/81960. Acesso em: 18 jul. 2024.
PIOTTO, D. C.; NOGUEIRA, M. A. Um balanço do conceito de capital cultural: contribuições para a pesquisa em educação. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 47, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022021000101205&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 jun. 2024.
SALATA, A. R. Desigualdade de resultados educacionais em meio à expansão do sistema de ensino: um estudo considerando o caráter posicional da escolaridade. Civitas - Revista de Ciências Sociais, v. 22, p. e43097, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/civitas/a/8wZBBRs43pSWHrmpDP8Pkgk/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 21 jun. 2024
SENKEVICS, A. S.; CARVALHAES, F.; RIBEIRO, C. A. C. Mérito ou berço? Origem social e desempenho no acesso ao ensino superior. Cadernos de Pesquisa, v. 52, p. e09528, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/YDBC5fsfYkcg8m3Kv4CPKMy/#. Acesso em: 21 jun. 2024.
TAVARES, P. de A.; SOUZA, A. P.; PONCZEK, V. P. Uma análise dos fatores associados à frequência ao ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil. Pesquisa e planejamento econômico, v. 44, n. 1, p. 7-35, 2014.
VALLE, I. R. A reprodução de Bourdieu e Passeron muda a visão do mundo educacional. Educação e Pesquisa [online]. 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/200267. Acesso em: 13 jul. 2024.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Olhares & Trilhas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.