A persistência das desigualdades raciais e educacionais na EJA:

uma leitura crítica a partir do Censo Escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.78309

Palabras clave:

Desigualdades raciais., Desigualdades de oportunidades educacionais, Educação de Jovens e Adultos, Censo Escolar

Resumen

Este artigo propõe uma reflexão sobre as desigualdades de oportunidades educacionais a partir do marcador cor/raça, com foco na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é compreender os efeitos das desigualdades raciais que incidem sobre a população negra, por meio da análise das matrículas na EJA – Ensino Médio, com base nos dados do Censo Escolar. Para isso, são examinadas as taxas de matrícula por cor/raça, faixa etária, sexo, bem como os índices de evasão, repetência e migração para essa modalidade. O referencial teórico fundamenta-se nas teorias da reprodução social e nas discussões sobre racismo estrutural. Os resultados indicam que a EJA concentra uma proporção significativamente alta de estudantes negros (as) — pretos (as) e pardos (as) — em comparação ao restante do sistema educacional. Conclui-se que, longe de representar uma via de inclusão, a EJA tende a reproduzir e legitimar as hierarquias sociais, contribuindo para a subalternização da população negra no contexto escolar.

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Biografía del autor/a

  • Luiz Fernando de Assunção Corrêa, Universidade Federal do Pará

    Graduando em Ciências Sociais e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).  Integrante do Grupo de Estudos em Sociologia, Educação e Desigualdades Sociais (GESEDES/CNPq).

  • Lourena Jesus de Souza, Universidade Federal do Pará

    Graduanda em Ciências Sociais e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante do Grupo de Estudos em Sociologia, Educação e Desigualdades Sociais (GESEDES/CNPq).

  • Vergas Vitória Andrade da Silva, Universidade Federal do Pará
    Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente da Universidade Federal do Pará (UFPA). Líder do Grupo de Estudos em Sociologia, Educação e Desigualdades Sociais (GESEDES/CNPq).      

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Publicado

2025-09-20

Cómo citar

CORRÊA, Luiz Fernando de Assunção; SOUZA, Lourena Jesus de; SILVA, Vergas Vitória Andrade da. A persistência das desigualdades raciais e educacionais na EJA:: uma leitura crítica a partir do Censo Escolar. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 1–20, 2025. DOI: 10.14393/OT2025v27.n.2.78309. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/78309. Acesso em: 5 dec. 2025.

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