Educação antirracista: experiências de práticas pedagógicas desenvolvidas em uma Escola Quilombola no Baixo Acará-PA

Autores

  • JESUS DE NAZARE DE LIMA DA COSTA SEMED ACARÀ Autor
  • Giselle Trindade Conceição Autor
  • Monique Pereira da Costa Autor

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.1.76642

Palavras-chave:

Educação Escolar Quilombola., Currículo., Racismo. , Antirracismo.

Resumo

O presente texto tem como objetivo apresentar experiências didáticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, desenvolvidas por meio de projeto escolar que dialogam com as questões territoriais de comunidade quilombola do Baixo Acará, estado do Pará. Buscamos promover um diálogo dos conceitos fundamentais pertinentes à educação escolar quilombola e à educação antirracista, tendo em vista a superação do racismo e das suas práticas correlatas. Este texto se ancora em leis, diretrizes e autores que estudam essa temática, tais quais: Carril (2017), Miranda (2018), Barzano, Sampaio e Melo (2022), dentre outros. Os dados apresentados mostram que é possível desenvolver práticas educativas que dialoguem com o território, com a ancestralidade, com o fortalecimento identitário e com os saberes tradicionais em escolas quilombolas, em sintonia com os diversos tipos de conhecimentos que circulam no ambiente escolar.

 

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Biografia do Autor

  • Giselle Trindade Conceição

    Graduada em Pedagogia, pela Universidade do Estado do Pará (2009). Especialista no Ensino da Matemática, nas Series iniciais em Escolas Ribeirinhas (2013). Especialização - Universidade Federal do Estado do Pará_IEMCI.  Professora Efetiva dos Anos Iniciais na Secretária Municipal de educação, Acará/Pará (2027).

  • Monique Pereira da Costa

    Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2010). Especialista em Docência em Educação Infantil (2014/UFPA). Professora Efetiva dos Anos Iniciais na Secretaria Municipal de educação de Acará/PA.

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Publicado

2025-06-17

Como Citar

DE LIMA DA COSTA, JESUS DE NAZARE; TRINDADE CONCEIÇÃO, Giselle; PEREIRA DA COSTA, Monique. Educação antirracista: experiências de práticas pedagógicas desenvolvidas em uma Escola Quilombola no Baixo Acará-PA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 1–19, 2025. DOI: 10.14393/OT2025v27.n.1.76642. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/76642. Acesso em: 6 dez. 2025.

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