Alfabetização Científica a partir de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) relacionada aos impactos antrópicos no ambiente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.72041

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Ensino de ciências, Impactos antrópicos, Sequência de Ensino Investigativa, Argumentação

Resumo

A habilidade de analisar conteúdo científico e ser capaz de entender como aquele conhecimento foi elaborado, é crucial para que cidadãos possam atuar de forma ativa e responsável na sociedade. A Alfabetização Científica (AC) possibilita que estudantes desenvolvam habilidades do saber científico, tornando-os capazes de tomar decisões cientificamente fundamentadas em seu contexto social. O objetivo desta pesquisa foi compreender como um grupo de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental articulam conhecimentos e desenvolvem a AC, a partir de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI)  interdisciplinar a respeito dos impactos antrópicos  no ambiente. A metodologia foi qualitativa, estruturada como uma pesquisa-ação, organizada em três etapas: aplicação de instrumento de sondagem, planejamento e desenvolvimento da SEI e análise das produções dos estudantes para avaliação da presença dos indicadores de AC. Os resultados evidenciaram que a  SEI promoveu a AC ao propiciar aos estudantes vivências que os levaram   a se posicionar, discutir suas concepções prévias e fundamentar seus argumentos. Houve incremento de indicadores de AC após a SEI, o que demonstrou que os estudantes estabeleceram relações entre o conhecimento teórico aprendido em sala de aula, a realidade vivida e o meio ambiente no qual estão inseridos.

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

VÁZQUEZ, D.; NUNES GARCIA, R. Alfabetização Científica a partir de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) relacionada aos impactos antrópicos no ambiente. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–19, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.72041. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/72041. Acesso em: 2 jan. 2025.