Multiletramentos e Educação Inclusiva

ressignificando a aprendizagem de um aluno com paralisia cerebral no contexto de ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60182

Palavras-chave:

Multiletramentos, Educação inclusiva, Paralisia cerebral, Ensino remoto

Resumo

A pandemia mundial desencadeada pelo Covid – 19 implicou uma série de transformações nas mais diversas esferas da sociedade. As instituições educacionais, já tão assoladas por problemas de distintas naturezas, precisaram convocar discentes e docentes a se reinventarem. Nesse sentido, o presente trabalho visa analisar como práticas multiletradas podem oportunizar maior inclusão de alunos com paralisia cerebral em seu processo de aprendizagem, mesmo em contextos de ensino remoto. Sob o aporte dos Novos Estudos do Letramento e da Educação Inclusiva, desenvolvemos uma pesquisa-ação interventiva, durante o segundo semestre letivo de 2020, com um aluno da rede municipal de ensino da cidade Balsas, no Sul do Maranhão, diagnosticado com paralisia cerebral. A partir dos resultados gerados através de entrevista e observações on-line com a mãe do aluno, bem como das proposições pedagógicas desenvolvidas, é possível afirmar que o aluno com paralisia cerebral precisa de acompanhamento multidisciplinar, para que possa ter sucesso no processo de ensino-aprendizagem. Argumentamos também que os recursos tecnológicos, quando didaticamente adaptados, podem transformar-se como instrumentos fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, pois facilitam e contribuem para o desenvolvimento de múltiplas práticas letradas na ação educativa, possibilitando às crianças com deficiência a inclusão no espaço escolar e no convívio social.

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Biografia do Autor

Sra, Universidade Estadual do Maranhão

  Graduada em Ciências e Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva, pela Universidade Estadual do Maranhão. É professora da Rede municipal de ensino de Balsas - Maranhão.    

 

 

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Publicado

2021-06-27

Como Citar

SÁ MARTINS, A. P.; PAGLIARINI, C. . Multiletramentos e Educação Inclusiva: ressignificando a aprendizagem de um aluno com paralisia cerebral no contexto de ensino remoto. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 750–772, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60182. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60182. Acesso em: 25 nov. 2024.