AS TIC como pressuposto metodológico para o ensino de Filosofia:

resultados de pesquisas e relatos de experiências

Autores/as

  • Ediel dos Anjos Araújo
  • Danillo Matos de Deus
  • Simey Fernanda Furtado Teixeira
  • Angelo Rodrigo Bianchini

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46265

Palabras clave:

Filosofia, TIC, Relato de experiência.

Resumen

Em se tratando do ensino de Filosofia e de suas possibilidades no século XXI, em meio à velocidade da informação e todo aparato tecnológico em curso, sabe-se que o professor da referida disciplina precisa passar por um processo de atualização metodológica em função da necessidade de adequação a esta nova realidade tecnológica. Assim, com a intenção de revitalizar as aulas de Filosofia, propomos a utilização das TIC como um meio para a reflexão filosófica, aproveitando todas as suas potencialidades e possibilidades. Neste relato de experiência apresentamos uma possibilidade de implementação do ensino de filosofia, partindo da hipótese de que a tecnologia em sala de aula pode motivar os alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ediel dos Anjos Araújo

Mestrando em Filosofia pelo Profilo -UFMA

Danillo Matos de Deus

Mestrando em Filosofia pelo PROFILO - UFMA

Simey Fernanda Furtado Teixeira

Mestranda em Filosofia pelo PROFILO - UFMA

Angelo Rodrigo Bianchini

Doutor em Educação, Docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PROFI-FILO/UFMA

Citas

BLANK, C. K.; GONÇALVES, A. L. A Competência Informacional na Educação a Distância: contribuindo com uma Filosofia de Aprendizagem Independente e ao longo da vida – 2013. In: Revista Didática Sistêmica, V. 15, N. 1, 2013. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3419>. Acesso em: maio de 2018.

CASTANHEIRA, G. L. L.. Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da Filosofia através das plataformas digitais: O caso das wiki – 2013. 65 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2013. Disponível em: <https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/1581/1/Tese_Mestrado_Guilherme_Castanheira.pdf> Acesso em: maio de 2018.

DALMARCO, P. S. A realidade pedagógica analógica: o uso do blog nas aulas de filosofia. 2015. 109 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, 2015. Disponível em: < https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/40494?locale-attribute=en> Acesso em: junho de 2018.

GAVA, G. L.; BASTOS, C. L. A disciplina de filosofia no modelo EAD: limites, desafios e possibilidades da disciplina a distância – 2015. In: Revista Saberes, N. 11, 12 fev.2015. Disponível em:

< https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6349> Acesso em: maio de 2018.

LÉVY, P. Filosofia World: o mercado, o ciberespaço, a consciência. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

MORAES, S. B. A. ;TOMAZETTI, E. M.. Experiências do PIBID Filosofia da UFSM no projeto “O homem e a tecnologia no século XXI. 2014a. In: Revista Polyphonía, Vol. 25, N. 1, p.19-34. 2014. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/38213> DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38213 Acesso em: maio de 2018.

MORAES, S. B. A.; TOMAZETTI, E. M. O ensino de Filosofia e as TIC. In: Revista Intersaberes, Vol.9, n.18, p.345-360, jul.- dez. 2014b. Disponível em:

https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/download/667/419. Acesso em: maio de 2018.

MORIN, E. A educação não pode ignorar a curiosidade das crianças. Entrevista concedida à Globo em 2014. Disponível em: < https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/educacao-360/a-educacao-nao-pode-ignorar-curiosidade-das-criancas-diz-edgar-morin-13631748> Acesso em: março de 2018.

NUNES, L. J. R. Filosofia da educação: influências internas e externas na formação de professores – 2008. In: Revista Iberoamericana de Educacíon. Disponível em: <http://www.rieoei.org/deloslectores/329Ribeiro.PDF> Acesso em: maio de 2018.

PRUDENTE, T. P.; MERCADO, L. P. L.; MATIAS, W. O uso de metodologias ativas com TIC no ensino de disciplinas filosóficas: a abp nos estudos filosóficos. In: Actas, Vol. 3, 2015. Disponível em: <http://filosofiaeducacion.org/actas/index.php/act/article/viewFile/57/39> Acesso em: maio de 2018.

ROANI, A. R. A formação do caráter e da autonomia na Filosofia da Educação de Kant. In: Revista de Ciências Humanas, V. 8, N, 11, 2007. Disponível em: <http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/357> Acesso em: junho de 2018.

SILVA, E. E. M. Q. da; QUARESMA, C. R. T. As diferentes linguagens nas construções filosóficas no ensino médio: a integração das tecnologias. In: Revista Di@logus, Vol. 4, N. 2, 2015. Disponível em: <http://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/Revista/article/view/2667/586> Acesso em: março de 2018.

SILVA, S. P. Configurações empíricas da pesquisa em comunicação e cibercultura [Trabalho apresentado no GT “Comunicação e Cibercultura”, do XVI Encontro de Compós. Curitiba: UTP, jun,/2010]. Disponível em:

< http://www.compos.org.br/data/biblioteca_175.pdf> Acesso em: março de 2018.

VASQUES, J e DIAS, R. O uso de recursos midiáticos nas aulas de Filosofia de nível médio na era da tecnologia digital. 2014. Disponível em: <https://www.oei.es/historico/congreso2014/memoriactei/441.pdf> Acesso em: junho de 2018.

Publicado

2019-05-07

Cómo citar

ARAÚJO, E. dos A.; DEUS, D. M. de; TEIXEIRA, S. F. F.; BIANCHINI, A. R. AS TIC como pressuposto metodológico para o ensino de Filosofia:: resultados de pesquisas e relatos de experiências. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 70–82, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.1.46265. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46265. Acesso em: 22 nov. 2024.