AS TIC como pressuposto metodológico para o ensino de Filosofia:

resultados de pesquisas e relatos de experiências

Autores/as

  • Ediel dos Anjos Araújo
  • Danillo Matos de Deus
  • Simey Fernanda Furtado Teixeira
  • Angelo Rodrigo Bianchini

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46265

Palabras clave:

Filosofia, TIC, Relato de experiência.

Resumen

Em se tratando do ensino de Filosofia e de suas possibilidades no século XXI, em meio à velocidade da informação e todo aparato tecnológico em curso, sabe-se que o professor da referida disciplina precisa passar por um processo de atualização metodológica em função da necessidade de adequação a esta nova realidade tecnológica. Assim, com a intenção de revitalizar as aulas de Filosofia, propomos a utilização das TIC como um meio para a reflexão filosófica, aproveitando todas as suas potencialidades e possibilidades. Neste relato de experiência apresentamos uma possibilidade de implementação do ensino de filosofia, partindo da hipótese de que a tecnologia em sala de aula pode motivar os alunos.

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Biografía del autor/a

Ediel dos Anjos Araújo

Mestrando em Filosofia pelo Profilo -UFMA

Danillo Matos de Deus

Mestrando em Filosofia pelo PROFILO - UFMA

Simey Fernanda Furtado Teixeira

Mestranda em Filosofia pelo PROFILO - UFMA

Angelo Rodrigo Bianchini

Doutor em Educação, Docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PROFI-FILO/UFMA

Citas

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Publicado

2019-05-07

Cómo citar

ARAÚJO, E. dos A.; DEUS, D. M. de; TEIXEIRA, S. F. F.; BIANCHINI, A. R. AS TIC como pressuposto metodológico para o ensino de Filosofia:: resultados de pesquisas e relatos de experiências. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 70–82, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.1.46265. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46265. Acesso em: 5 nov. 2024.