OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO INFLUENCIADOS PELO CONSUMO DOS PROGRAMAS TELEVISIVOS E SEUS REBATIMENTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.237-244Palabras clave:
Educação, Formação Docente, Prática DocenteResumen
O consumo exacerbado dos produtos audiovisuais produzidos para ou exibidos na televisão (séries, telenovelas, filmes, programas de variedades etc.) tem sido cada vez mais frequentemente na vida de crianças e jovens estudantes do ensino fundamental e médio. Seguindo o caminho trilhado por Maria Rita Kehl, pensamos que o consumo das linguagens televisas cria processos de subjetivação que constituem visões de mundo e influenciam significativamente nos modos pelos quais estes estudantes se inserem nos processos de ensino e aprendizagem. Nesta apresentação, iremos problematizar como estes processos de subjetivação contemporâneos se materializam em desafios a serem enfrentados pelos professores e professoras de História da educação básica, sobretudo, nas conflituosas relações que se estabelecem entre uma perspectiva crítica de ensino de História e o consumo espetacular de temas e abordagens do passado oferecido pela televisão.
Descargas
Citas
BUCCI, Eugênio. A história na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BUCCI, Eugênio; KEHL, Maria Rita. Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2004.
KEHL, Maria Rita. O espetáculo como meio de subjetivação. In: BUCCI, Eugênio; KEHL, Maria Rita. Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2004.
RAMOS, Alcides Freire. O Canibalismo dos Fracos: cinema e história do Brasil. Bauru: Edusc, 2002.
ROSENSTONE, Robert. A história nos filmes, os filmes na história. Tradução de Marcello Lino. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
SORLIN, Pierre. La Storia nei Film: interpretazione del passato. Firenze: La Nuova Italia, 1984. WHITE, Hayden. Meta-História: a imaginação histórica do século XIX. São Paulo: EDUSP, 1992.
WHITE, Hayden. Meta-História: a imaginação histórica do século XIX. São Paulo: EDUSP, 1992.
WHITE, Hayden. Enredo e verdade na escrita da história. In: MALERBA, Jurandir (org.). A História Escrita. Editora Contexto. 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.