AS TIC como pressuposto metodológico para o ensino de Filosofia:

resultados de pesquisas e relatos de experiências

Authors

  • Ediel dos Anjos Araújo
  • Danillo Matos de Deus
  • Simey Fernanda Furtado Teixeira
  • Angelo Rodrigo Bianchini

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46265

Keywords:

Filosofia, TIC, Relato de experiência.

Abstract

When it comes to Philosophy teaching and its possibilities in the 21st century, in the midst of the speed of information and every technological apparatus in progress, it is known that the teacher of this discipline needs to undergo a process of methodological updating in function of the need for adequacy to this new reality, inattentive students, uninteresting classes and, above all, the fetish for technologies that we are seeing, otherwise, their classes will become boring and students will not meet the expected objectives and will spend Philosophy hours doing things other than the philosophical reflections directed by the teacher. The use of mobile phones and social networks will be more interesting than the Philosophy class. In order to prevent this from happening and to make Philosophy classes more interesting, we propose the use of ICT as a medium for philosophical reflection, taking advantage of all its potentialities and possibilities. In this essay we will present some reports of experience as a possibility for implementation in the teaching of philosophy, starting from the hypothesis that they can motivate the students.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ediel dos Anjos Araújo

Mestrando em Filosofia pelo Profilo -UFMA

Danillo Matos de Deus

Mestrando em Filosofia pelo PROFILO - UFMA

Simey Fernanda Furtado Teixeira

Mestranda em Filosofia pelo PROFILO - UFMA

Angelo Rodrigo Bianchini

Doutor em Educação, Docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PROFI-FILO/UFMA

References

BLANK, C. K.; GONÇALVES, A. L. A Competência Informacional na Educação a Distância: contribuindo com uma Filosofia de Aprendizagem Independente e ao longo da vida – 2013. In: Revista Didática Sistêmica, V. 15, N. 1, 2013. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3419>. Acesso em: maio de 2018.

CASTANHEIRA, G. L. L.. Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da Filosofia através das plataformas digitais: O caso das wiki – 2013. 65 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2013. Disponível em: <https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/1581/1/Tese_Mestrado_Guilherme_Castanheira.pdf> Acesso em: maio de 2018.

DALMARCO, P. S. A realidade pedagógica analógica: o uso do blog nas aulas de filosofia. 2015. 109 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, 2015. Disponível em: < https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/40494?locale-attribute=en> Acesso em: junho de 2018.

GAVA, G. L.; BASTOS, C. L. A disciplina de filosofia no modelo EAD: limites, desafios e possibilidades da disciplina a distância – 2015. In: Revista Saberes, N. 11, 12 fev.2015. Disponível em:

< https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6349> Acesso em: maio de 2018.

LÉVY, P. Filosofia World: o mercado, o ciberespaço, a consciência. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

MORAES, S. B. A. ;TOMAZETTI, E. M.. Experiências do PIBID Filosofia da UFSM no projeto “O homem e a tecnologia no século XXI. 2014a. In: Revista Polyphonía, Vol. 25, N. 1, p.19-34. 2014. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/38213> DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38213 Acesso em: maio de 2018.

MORAES, S. B. A.; TOMAZETTI, E. M. O ensino de Filosofia e as TIC. In: Revista Intersaberes, Vol.9, n.18, p.345-360, jul.- dez. 2014b. Disponível em:

https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/download/667/419. Acesso em: maio de 2018.

MORIN, E. A educação não pode ignorar a curiosidade das crianças. Entrevista concedida à Globo em 2014. Disponível em: < https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/educacao-360/a-educacao-nao-pode-ignorar-curiosidade-das-criancas-diz-edgar-morin-13631748> Acesso em: março de 2018.

NUNES, L. J. R. Filosofia da educação: influências internas e externas na formação de professores – 2008. In: Revista Iberoamericana de Educacíon. Disponível em: <http://www.rieoei.org/deloslectores/329Ribeiro.PDF> Acesso em: maio de 2018.

PRUDENTE, T. P.; MERCADO, L. P. L.; MATIAS, W. O uso de metodologias ativas com TIC no ensino de disciplinas filosóficas: a abp nos estudos filosóficos. In: Actas, Vol. 3, 2015. Disponível em: <http://filosofiaeducacion.org/actas/index.php/act/article/viewFile/57/39> Acesso em: maio de 2018.

ROANI, A. R. A formação do caráter e da autonomia na Filosofia da Educação de Kant. In: Revista de Ciências Humanas, V. 8, N, 11, 2007. Disponível em: <http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/357> Acesso em: junho de 2018.

SILVA, E. E. M. Q. da; QUARESMA, C. R. T. As diferentes linguagens nas construções filosóficas no ensino médio: a integração das tecnologias. In: Revista Di@logus, Vol. 4, N. 2, 2015. Disponível em: <http://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/Revista/article/view/2667/586> Acesso em: março de 2018.

SILVA, S. P. Configurações empíricas da pesquisa em comunicação e cibercultura [Trabalho apresentado no GT “Comunicação e Cibercultura”, do XVI Encontro de Compós. Curitiba: UTP, jun,/2010]. Disponível em:

< http://www.compos.org.br/data/biblioteca_175.pdf> Acesso em: março de 2018.

VASQUES, J e DIAS, R. O uso de recursos midiáticos nas aulas de Filosofia de nível médio na era da tecnologia digital. 2014. Disponível em: <https://www.oei.es/historico/congreso2014/memoriactei/441.pdf> Acesso em: junho de 2018.

Published

2019-05-07

How to Cite

ARAÚJO, E. dos A.; DEUS, D. M. de; TEIXEIRA, S. F. F.; BIANCHINI, A. R. AS TIC como pressuposto metodológico para o ensino de Filosofia:: resultados de pesquisas e relatos de experiências. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 70–82, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.1.46265. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46265. Acesso em: 22 nov. 2024.