Atividades circenses na Educação Física escolar: a multidimensionalidade da ação pedagógica em efervescência
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.77778Keywords:
Circo, Escola, Educação básica, Educação física, Pedagogia inovadoraAbstract
Neste ensaio teórico, explora-se o discurso vigente em torno da multidimensionalidade educacional imbricada à pedagogia das atividades circenses no contexto da Educação Física. Para tanto, o percurso textual-discursivo foi construído por meio dos entrelaçamentos históricos do circo que se cruzam com os valores educacionais desenvolvidos a partir de uma prática pedagógica interdependente na escola, em que se destaca a pedagogia circense como inovação educacional. Ressalta-se a integração dinâmica das atividades circenses nas aulas de Educação Física escolar, quando a expressão corporal espontânea se alinha à experiência afetiva (individual e coletiva) em efervescente ato educativo. Espera-se que esta produção textual estimule novas reflexões sobre as perspectivas educacionais da pedagogia circense nas aulas de Educação Física, facilitando, assim, a adoção de novos paradigmas no processo de desenvolvimento humano no ambiente escolar.
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