A música na educação de jovens e adultos (EJA)
um estudo sobre relações musicais entre diferentes grupos etários na escola
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.1.52534Palavras-chave:
Educação Musical, Relações com a Música, Educação de Jovens e AdultosResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que buscou desvelar relações que alunos de diferentes grupos etários estabelecem com a música no contexto da EJA. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, teve como procedimentos de coleta de dados a observação livre e o grupo focal em uma escola que oferece a modalidade EJA na cidade de Uberlândia-MG. Os resultados mostraram que os jovens e adultos criam relações com a música a partir de suas experiências individuais e coletivas dentro e fora do ambiente escolar. Percebeu-se que aspectos etários e geracionais presentes nas relações que jovens e adultos estabelecem com a música foram perpassados por fatores sociais como de geração, classe social e de gênero e que são importantes de serem considerados no contexto da EJA.
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