A música na educação de jovens e adultos (EJA)

um estudo sobre relações musicais entre diferentes grupos etários na escola

Autores

  • Jennifer Gonzaga Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.1.52534

Palavras-chave:

Educação Musical, Relações com a Música, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que buscou desvelar relações que alunos de diferentes grupos etários estabelecem com a música no contexto da EJA. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, teve como procedimentos de coleta de dados a observação livre e o grupo focal em uma escola que oferece a modalidade EJA na cidade de Uberlândia-MG. Os resultados mostraram que os jovens e adultos criam relações com a música a partir de suas experiências individuais e coletivas dentro e fora do ambiente escolar. Percebeu-se que aspectos etários e geracionais presentes nas relações que jovens e adultos estabelecem com a música foram perpassados por fatores sociais como de geração, classe social e de gênero e que são importantes de serem considerados no contexto da EJA.

 

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Publicado

2020-04-11

Como Citar

GONZAGA, J. A música na educação de jovens e adultos (EJA): um estudo sobre relações musicais entre diferentes grupos etários na escola. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 103–121, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.1.52534. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/52534. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Pesquisas em Educação Musical