Performance “Crowded Bus”: body-space experiences in dance classes at Pedagogical Residency

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.77550

Keywords:

Dance, Educacion, Elementary School

Abstract

The present text deals with dance in schools, which is one of the art forms addressed in the basic education curriculum. Its objective is to analyze dance as knowledge integrated into the school curriculum and its intersections in the education process of students. It was guided by discussions on body-space informed by Laban Studies and collaborators, as well as studies by Isabel Marques (2010; 2012), who advocates for dance within the integrated tripod of art-teaching-society. One of the guide questions was: How can we integrate notions of body-space in dance into a civic education? The methodology is based on an experiential account structured around descriptive, referenced, dialogic, and critical descriptions. The experience culminates in a choreography titled “Crowded Bus”. Through this, it is reflected that poetic-aesthetic teaching, intertwined with the daily challenges of social interactions, can enable dance education in schools that is integrated with a proposal for sensitive, critical, and transformative education.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Monise Serpa, UFRGS

    É formada em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe-UFS, licenciada em Psicologia pela UFS, licenciada em Dança pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Piauí- UESPI, mestre em Psicologia pela UFRGS e Doutora em Educação pela UFRGS.  Coordenou projetos artísticos de instalação-performance voltados para o tema da violência contra as mulheres na Universidade Franciscana-UFN. Atualmente tem se voltado para os estudos do artivismo feminista e para os processos de criação e as suas contribuições para os processos de ensino-aprendizagem em contextos educativos.

  • Flávia Pilla do Valle, UFRGS

    Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e no Curso de Graduação em Dança. Bolsista Capes/PRINT/UFRGS para realização de Estágio de Professor Visitante na Coventry University/Centre for Dance Research (C-DaRE/Reino Unido). Doutora em Educação pela UFRGS, Mestre em Dança pela NYU e Especialista em Análise do Movimento Corporal pelo LIMS/NY.

  • Priscila da Silva Correa, Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha

    Possui Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como docente no Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha - Porto Alegre/RS. Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS).

References

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte.

Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Câmara Legislativa-Distrito Federal. Lei aprovada na Câmara cria vagão no metrô só para mulheres. Notícias, Distrito Federal, 1º jul. 2013. Disponível em: https://www.cl.df.gov.br/-/lei-aprovada-na-camara-cria-vagao-no-metro-so-para-mulheres . Acesso em: 13. fev. 2024.

FALKEMBACH, M.F. Quem disse que não tem espaço para a dança na Escola? In: FERREIRA, T.; FALKEMBACH, M.F. Teatro e Dança nos anos iniciais. Porto Alegre: Medicação, 2012. p.59-131.

FERNANDES, T. B. Corpo(s) que a coisa tem: um olhar para a memória e para os procedimentos de criação do grupo mimese cia de dança-coisa. Trabalho de Conclusão de Curso - Licenciatura em Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/193972 . Acesso em: 13. fev. 2024.

FERREIRA, A. da L. Karingana wa karingana: por entre histórias africanas e afro-brasileiras. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-racial, Universidade Federal do Sul da Bahia, Teixeira de Freitas, 2019.

FRANÇA, R.C; MASELLA, M.B. ARAGÃO, A.M. A educação infantil na pandemia: a experiência de uma escola pública antirracista. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 3, 2020. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss3articles/franca-masella-aragao.pdf . Acesso em: 16 mar.2025. DOI: https://doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n3.15

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2002.

G1. Pesquisa mostra que 97% das mulheres entrevistadas já sofreram algum tipo de assédio no transporte público. Reportagem, São Paulo, 17 out. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/10/17/pesquisa-mostra-que-97percent-das-mulheres-entrevistadas-ja-sofreram-algum-tipo-de-assedio-no-transporte-publico.ghtml . Acesso em: 16 mar.2025.

KASTRUP, V. Cognição inventiva, Arte e corpo. In: RODRIGUES, A.M. et. al, Arte, corpo e pesquisa: experiência expandida. Belo Horizonte: ABRACE, p.71-82, 2015.

LABAN, R. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.

LEPECKI, A. Coreo-política e coreo-polícia. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 13, n. 1,2, p.41–60. 2013. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8034.2011v13n1-2p41

MARQUES, I.A. Ensino e sociedade em dança. Olharce, Fortaleza, v. 1, p. 58-59. 2008.

MARQUES, I.A. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

MARQUES, I.A. Interações: crianças, dança e escola. São Paulo: Blucker, 2012.

MARTINS, G.; MOURA, D.; REIS, R. A dança da Indignação. São Paulo: Papel Brasil, 2017.

MÖDINGER, C. R. et al. Artes Visuais, Dança, Música e Teatro: práticas pedagógicas e colaboração docentes. Erechim: Edelbra, 2012.

MUSSI, R.F. de F.; FLORES, F.F; ALMEIDA, C.B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.

PINEAU, E.L. Pedagogia crítico-performativa: encarnando a política da educação libertadora. In: PEREIRA, M.de A.(Org). Performance e Educação:(des) territorializações pedagógicas. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. p.37-58.

VALLE, F.P.do; SASTRE, C. O espaço interno e interrelações: apontamentos a partir do sistema LMA/BF. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 37, p. 327–343, 2020. DOI: 10.5965/1414573101372020327. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020327. Acesso em: 20 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101372020327

VALLE, Flavia Pilla do. ZANCAN, Rubiane Falkenberg. Dança na Escola... Para Quê? Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 13, Ed. 1, 2023. Disponível em https://doi.org/10.1590/2237-2660123696vs01. Acesso em: 20 set.2024. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-2660123696vs01

Published

2025-07-02

How to Cite

SERPA, Monise; PILLA DO VALLE, Flávia; DA SILVA CORREA, Priscila. Performance “Crowded Bus”: body-space experiences in dance classes at Pedagogical Residency. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 1–17, 2025. DOI: 10.14393/OT2025v27.n.2.77550. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/77550. Acesso em: 5 dec. 2025.

Similar Articles

1-10 of 137

You may also start an advanced similarity search for this article.