Educação infantil e creches comunitárias em Uberlândia nos anos de 1980: sujeitos, práticas, cotidiano e perspectivas

Autores

  • Vanessa de Souza Ferreira

Resumo

Este artigo é síntese de uma dissertação de mestrado, que objetivou recuperar parte da história da educação infantil em Uberlândia, com ênfase na luta da comunidade2 pelo direito à creche e nos espaços públicos para crianças de 0 a 6 anos de idade nos anos de 1980, período em que há uma efervescência do movimento em prol de creches comunitárias no município. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamos fontes diversas3 que pudessem nos situar nesse campo de lutas envolvendo sujeitos e ações complexas, buscamos classificar/ cruzar e interpretar tais fontes segundo o interesse da pesquisa, qual seja, desvendar práticas e discursos na história das creches em Uberlândia. Assim, percebemos que as creches comunitárias se constituíram como forma singular de atendimento à população empobrecida, uma resposta ao descaso do poder público para com as necessidades de educação e guarda de crianças. E sua expansão fomentou discussões sobre as condições do atendimento infantil que pressionaram o poder público a se posicionar quanto à realidade delas. É neste sentido, que apresentaremos alguns elementos importantes para compreendermos como se configurou esse movimento significativo para a história da educação infantil da cidade.

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Publicado

2012-03-29

Como Citar

SOUZA FERREIRA, V. de. Educação infantil e creches comunitárias em Uberlândia nos anos de 1980: sujeitos, práticas, cotidiano e perspectivas. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 12, n. 2, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/14732. Acesso em: 22 nov. 2024.