Educação infantil e creches comunitárias em Uberlândia nos anos de 1980: sujeitos, práticas, cotidiano e perspectivas
Resumo
Este artigo é síntese de uma dissertação de mestrado, que objetivou recuperar parte da história da educação infantil em Uberlândia, com ênfase na luta da comunidade2 pelo direito à creche e nos espaços públicos para crianças de 0 a 6 anos de idade nos anos de 1980, período em que há uma efervescência do movimento em prol de creches comunitárias no município. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamos fontes diversas3 que pudessem nos situar nesse campo de lutas envolvendo sujeitos e ações complexas, buscamos classificar/ cruzar e interpretar tais fontes segundo o interesse da pesquisa, qual seja, desvendar práticas e discursos na história das creches em Uberlândia. Assim, percebemos que as creches comunitárias se constituíram como forma singular de atendimento à população empobrecida, uma resposta ao descaso do poder público para com as necessidades de educação e guarda de crianças. E sua expansão fomentou discussões sobre as condições do atendimento infantil que pressionaram o poder público a se posicionar quanto à realidade delas. É neste sentido, que apresentaremos alguns elementos importantes para compreendermos como se configurou esse movimento significativo para a história da educação infantil da cidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.