O Currículo escolar em tempos de pandemia
implicações e desafios
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.59616Palavras-chave:
Currículo escolar, Pandemia, Educação, Covid-19Resumo
A sociedade vem sofrendo diversas mudanças em todas as esferas da vida devido a pandemia da COVID-19. O cotidiano se transformou de forma rápida com a chegada de novas práticas na educação. Diante disso, este artigo visa discutir de que forma o currículo escolar poderá ser desenvolvido durante a pandemia. A pesquisa é exploratória e com abordagem quantitativa e aplicação de questionário através do Google forms junto a professores da Educação Infantil até docentes do Ensino Superior da cidade do Natal. Os achados da pesquisa evidenciaram que houve impactos e muitos desafios na rotina escolar em nível mundial e que foi necessário criar contextos educativos e propostas de ensino-aprendizagem, na tentativa de dar seguimento ao currículo escolar, mesmo que de forma remota, constatamos que houve uma busca pela efetivação do direito à educação.
Downloads
Referências
APOLINÁRIO, F. Metodologia da filosofia e prática da pesquisa. 2.ed.- São Paulo: Cengage Learding, 2012.
BORSTEL, V. V.; FIORENTIN, M. J.; MAYER, L. Educação em tempos de pandemia: constatações da coordenadoria regional de educação de Itapiranga. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (Orgs). Desafios da educação em tempos de pandemia. – Cruz Alta: Ilustração, 2020.
BRASIL. Nota técnica - ensino a distância na educação básica frente à pandemia da Covid-19 (2020). Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf Acesso em: 17 set. 2020.
BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
CIFUENTES-FAURA, J. Consecuencias en los niños del cierre de escuelas por Covid– 19: el papel del gobierno, profesores y padres. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, Madrid, v. 9, n. 3e, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/12216/12089. Acesso em: 10 de agosto de 2020.
DIAS, É; PINTO F. C. F. A Educação e a Covid-19. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. vol.28 no.108 Rio de Janeiro Jul./Sept. 2020. Epub July 06,
Disponível em https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002801080001 Acesso em 20 de agosto de 2020.
ESTÉVEZ, A. El zoomismo y el disciplinamiento para la inmovilidad productiva. Nexos. Cidade do México, 6 de abr. 2020. Nexos Crisis ambiental. Disponível em:
https://medioambiente.nexos.com.mx/?p=277
FUSCHS, C.; SCHUTZ, J. A. Pensar a (im)possibilidade da escola em tempos de pandemia: reflexões à luz de Masschelein e Simons. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (Orgs). Desafios da educação em tempos de pandemia. – Cruz Alta: Ilustração, p. 69-85, 2020.
GOODSON, I. F. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997.
HACKENHAAR A. de S.; GRANDI, D. Breves reflexões acerca da educação local durante a pandemia. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (Orgs). Desafios da educação em tempos de pandemia. – Cruz Alta: Ilustração, p.55-67, 2020.
KRUPPA, S. M. P.; MENDONÇA, F.; JUNIOR, K. G. de S.;
SIMÃO, M. C. MANGANOTTE, M. B. Educação na Pandemia. Universidade de São Paulo (2020). Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/educacao-na-pandemia.pdf Acesso em: 18 set. 2020.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. [Recurso eletrônico].
MELO, E. S. do N.; SANTOS, C. R. dos. A formação continuada de professores(as) no brasil: do século XX ao século XXI. Revista Humanidades e Inovação v.7, n.11 – 2020, p.88-104. Disponível em https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3269
MORIN, E. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2007.
MORGADO, J. C.; SOUSA, J.; PACHECO, J. A. Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016197, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://medioambiente.nexos.com.mx/?p=277.
Sites consultados/visitados
https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf Acesso em: 17 set.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.