O Programa Idiomas sem Fronteiras Francês na Universidade de São Paulo: ações de internacionalização para a mobilidade acadêmica

Autores

  • Heloisa ALBUQUERQUE COSTA Universidade de São Paulo
  • Hyanna Dias Medeiros Doutoranda da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.46055

Palavras-chave:

Ensino da língua francesa. Programa Idiomas sem Fronteiras. Formação de professores.

Resumo

O processo de internacionalização das universidades brasileiras vem se desenvolvendo a partir de ações que envolvem a mobilidade acadêmica de discentes e docentes em diversos países. Na universidade de São Paulo, os acordos com as Instituições de Ensino Superior (IES) francesas têm um impacto na demanda por cursos de língua francesa visando à preparação linguística, acadêmica e intercultural dos participantes dos diferentes programas de intercâmbio. Nesse contexto, o Programa Idiomas sem Fronteiras-Francês tem um papel decisivo para a formação em Francês para Objetivo Universitário (FOU), para a elaboração dos programas e da metodologia de ensino (MANGIANTE, PARPETTE, 2011). O objetivo deste artigo é discutir como o IsF-Francês pode contribuir para a formação da comunidade universitária para a mobilidade acadêmica e quais são os caminhos para a expansão da internacionalização na Universidade de São Paulo.

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Biografia do Autor

Heloisa ALBUQUERQUE COSTA, Universidade de São Paulo

Professora Doutora da Universidade de São Paulo, especialista na área do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, em particular da língua francesa para contextos específicos (profissionais e acadêmicos).Suas áreas de pesquisa são: didática das línguas estrangeiras, formação de professores e tecnologias no ensino de línguas.

Hyanna Dias Medeiros, Doutoranda da Universidade de São Paulo

Possui mestrado pelo programa de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Formou-se em 2013 como bacharel em Letras com habilitação em Português e Francês pela mesma instituição. Atualmente é doutoranda do programa de pós-graduação da USP e bolsista do Programa Idiomas sem Fronteiras-Francês. Atuou como professora-assistente na Universidade de Guelph no Canadá, ministrando a disciplina de Francês Língua Estrangeira entre 2014 e 2015. Atuou, de 2010 a 2014, como professora de francês no Centro de Línguas da FFLCH-USP. Sua pesquisa se concentra na área da didática de Francês Língua Estrangeira, tendo como foco o ensino da compreensão oral para alunos em situação de mobilidade e o desenvolvimento das competências orais.

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

COSTA, H. A.; MEDEIROS, H. D. O Programa Idiomas sem Fronteiras Francês na Universidade de São Paulo: ações de internacionalização para a mobilidade acadêmica. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 269–283, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.2.46055. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46055. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Programa Idiomas sem Fronteiras: internacionalização e formação docente