Teachers' Decision-Making Process When Designing ESP Materials in the Languages Without Borders Program

Autores

  • Gabriela Salvador Vieira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Claudia Jotto Kawachi Furlan Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.42898

Palavras-chave:

Languages without Borders×, Material Design×, Teacher Educadion×, English for Specific Purposes×

Resumo

O objetivo deste estudo é explorar os processos de tomada de decisão de professores e os fatores que influenciam suas decisões ao elaborar materiais didáticos de Inglês para Propósitos Específicos (IPE). Buscamos analisar não apenas as decisões tomadas pelos professores de línguas ao elaborar materiais, mas também os motivos que sustentam tais decisões. Esta pesquisa centra-se nas perspectivas dos professores sobre ensino de línguas estrangeiras e elaboração de materiais, e nas motivações para suas escolhas pedagógicas. Nesse sentido, este trabalho pode contribuir para preencher a lacuna na literatura apontada por Tomlinson (2012) sobre a necessidade de estudos que investigam o desenvolvimento de materiais. A metodologia deste estudo é qualitativa e interpretativa. Os participantes são professores que trabalham no programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) na UFES. Os dados foram coletados através de entrevistas com professores que também desenvolvem material. Com base nos resultados deste estudo, destacamos os desafios envolvidos na elaboração de materiais para professores que estão em um curso de graduação, e as implicações dos resultados para a implementação de materiais de IPE adequados no programa IsF da UFES. Os resultados também nos ajudam a refletir sobre a eficácia da política de formação de professores no contexto de IPE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Salvador Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo

Formada em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo

Claudia Jotto Kawachi Furlan, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Línguas e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo

Referências

AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; GATTOLIN, S. R. B. Desenvolvimento de materiais didáticos para o programa IsF: Consideração de necessidades prementes, do contexto e da formação de professores. In: SARMENTO, S.; ABREU-E-LIMA, D. M.; FILHO, W. B. M. Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras: A construção de uma política linguística para a internacionalização. Belo Horizonte: Ufmg, 2016. p. 249-271.

DELLA-ROSA, S.; KAWACHI-FURLAN, C.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H. Inglês para Propósitos Específicos (IPE): características e tendências atuais de ensino. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 2, n. 1, p.25-39, jan./jun. 2016.

EXAM English. CFE Levels. Disponível em: <https://www.examenglish.com/CEFR/cefr.php> Acesso em: 11 de dezembro de 2017.

HUTCHINSON, T; WATERS, A. English for Specific Purposes: a learning centred approach. New York: Cambridge University Press, 1987.

KNIGHT, J. Updating the Definition of Internationalization. International Higher Education, n. 33, p. 2-3, 2015.

LARSEN-FREEMAN, D. Training Teachers or Educating a Teacher. In: JAMES, E., STERN, H. H.; STREVENS, P. (eds.) Georgetown University Round Table on Languages and Linguistics. Washington, D.C.: Georgetown University Press, p. 264 – 274, 1983.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Texto de apresentação do programa. Página oficial do Idiomas sem Fronteiras, 2017. Disponível em <http://isf.mec.gov.br/programa-isf/entenda-o-isf>. Acesso em 11 Dez. 2017.

MOZER, I.; KAWACHI-FURLAN, C.J. Not by the book: the experience of designing teaching material for an English for Specific Purposes course in the Program Languages without Borders. Revista Digital dos Programas de Pós-Graduação do Departamento de Letras e Artes da UEFS. Feira de Santana, v. 18, n. Especial, p. 145-162, outubro-dezembro/2017

(DOI: http://dx.doi.org/10.13102/cl.v18iEspecial.2032)

TOMLINSON, Brian. Principles of effective materials development. In: HARWOOD, Nigel. English language teaching materials: theory and practice. New York: Cambridge University Press, 2010, p. 81 – 108.

TOMLINSON, B. Materials development for language learning and teaching. Language Teaching. Cambridge University Press, 2012, p. 143-179

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

SALVADOR VIEIRA, G.; JOTTO KAWACHI FURLAN, C. Teachers’ Decision-Making Process When Designing ESP Materials in the Languages Without Borders Program. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 157–169, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.2.42898. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/42898. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Programa Idiomas sem Fronteiras: internacionalização e formação docente