Teachers' Decision-Making Process When Designing ESP Materials in the Languages Without Borders Program
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.42898Palavras-chave:
Languages without Borders×, Material Design×, Teacher Educadion×, English for Specific Purposes×Resumo
O objetivo deste estudo é explorar os processos de tomada de decisão de professores e os fatores que influenciam suas decisões ao elaborar materiais didáticos de Inglês para Propósitos Específicos (IPE). Buscamos analisar não apenas as decisões tomadas pelos professores de línguas ao elaborar materiais, mas também os motivos que sustentam tais decisões. Esta pesquisa centra-se nas perspectivas dos professores sobre ensino de línguas estrangeiras e elaboração de materiais, e nas motivações para suas escolhas pedagógicas. Nesse sentido, este trabalho pode contribuir para preencher a lacuna na literatura apontada por Tomlinson (2012) sobre a necessidade de estudos que investigam o desenvolvimento de materiais. A metodologia deste estudo é qualitativa e interpretativa. Os participantes são professores que trabalham no programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) na UFES. Os dados foram coletados através de entrevistas com professores que também desenvolvem material. Com base nos resultados deste estudo, destacamos os desafios envolvidos na elaboração de materiais para professores que estão em um curso de graduação, e as implicações dos resultados para a implementação de materiais de IPE adequados no programa IsF da UFES. Os resultados também nos ajudam a refletir sobre a eficácia da política de formação de professores no contexto de IPE.
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