O uso de materiais autêntivos para cursos de nível básico de inglês para fins específicos

Autores

  • Mariana Ribeiro Damacena Universidade de Brasília
  • Yasmin Gomes de Araújo Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.3.71-80

Palavras-chave:

nível A2 QCER; adaptação de material autêntico; inglês para fins específicos.

Resumo

Este artigo investiga o uso de materiais autênticos para cursos de nível A2 (QCER). Neste relato de experiência, compartilhamos as vantagens do uso desses materiais para o processo de ensino-aprendizagem e desafios provenientes do processo de elaboração e revisão de cursos para o NucLi UnB do Programa IsF. Discutimos o processo de adaptação desses materiais para adequá-los ao contexto acadêmico e ao nível de proficiência linguística do público alvo dos cursos de Compreensão oral: palestras e aulas e Produção oral: interações acadêmicas. O relato e discussão são provenientes de entrevistas com professores bolsistas e a análise teórica foi feita com base na literatura referente ao uso de materiais didáticos no ensino de línguas estrangeiras. Ao final, esperamos poder trazer contribuições relevantes para professores de língua estrangeira, no que tange à produção e adaptação de materiais autênticos para níveis básicos de proficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Ribeiro Damacena, Universidade de Brasília

Instituto de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada ao ensino de segunda língua e formação de professores

Yasmin Gomes de Araújo, Universidade de Brasília

Instituto de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada e Literatura

Referências

BOXER, D.; PICKERING, L. Problems in the presentation of speech acts in ELT materials: The case of complaints.ELT Journal; v. 49, 1995, p. 44-58. Disponívelem: https://doi.org/10.1093/elt/49.1.44. Acessado em: agosto, 2018

BURNS, A. Collaborative Action Research for English Language Teachers. New York:

Cambridge University Press, 1999.

COELHO, T. Poderá o uso de materiais autênticos durante a aula aumentar os níveis de motivação dos alunos?. Porto: Universidade do Porto,2011. Disponível em: repositorio-aberto.up.pt. Acessado em: agosto, 2018.

GILMORE, A. Authentic materials and authenticity in foreign language learning. Language teaching, v. 40, n. 2, p. 97-118, 2007.Disponívelem:https://doi.org/10.1017/S0261444807004144. Acessadoem: agosto, 2018.

HAMMOND, J.; GIBBONS, P. Putting scaffolding to work: The contribution of scaffolding in articulating ESL education.Prospect,v. 20, n. 1, 2005.Disponívelem: researchonline.mq.edu.au. Acessadoem: agosto, 2018.

HARMER, J. The practice of English language teaching. Longman: New York, 1983.

MCCARTHY, M.; CARTER, R. Language as discourse. Longman: Harlow, 1994.

NUNAN, D. Second Language Teaching & Learning. Heinle&Heinle Publishers: Florence, 1999.

WILLIS, J.; WILLIS, D. A flexible framework for task-based learning. Challenge and change in language teaching, p. 52-62, 1996.Disponívelem: academia.edu. Acessadoem: agosto, 2018

Downloads

Publicado

2019-02-13

Como Citar

DAMACENA, M. R.; DE ARAÚJO, Y. G. O uso de materiais autêntivos para cursos de nível básico de inglês para fins específicos. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 71–80, 2019. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.3.71-80. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46040. Acesso em: 22 nov. 2024.