ARTEFATOS MIDIÁTICOS PARA A INFÂNCIA E A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA

Autores

  • Jaira Maria da Silva de Almeida UFU
  • Astrogildo Fernandes da Silva Júnior UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.245-257

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma dissertação desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). O objetivo geral consistiu em analisar as potencialidades das produções cartográficas presentes em revistas veiculadas para o público infantil para o processo de ensino e aprendizagem da cartografia. A metodologia recorreu a pesquisa bibliográfica e documental. Nessa apresentação o recorte é as relações que se estabelecem entre cartografia, infância e mídia. Constata-se que as crianças, na contemporaneidade se constituem em mercado consumidor, assim são inúmeros os produtos da mídia que adentram esse universo. A revista se apresenta como um desses produtos e traz produções cartográficas em que a dimensão informativa comunicativa e expressiva estão em ação. É no embate constante da relação texto, produção e público que os significados são construídos, às crianças, não cabe apenas o papel passivo de fruidores de um mercado cultural, mas se constituem também como produtores de cultura. Os produtores da mídia recorrem às produções cartográficas para finalidades variadas; no caso das revistas seja para ilustrar ou para comunicar alguma informação. Compreender como e quais relações se estabelecem entre essas criações midiáticas e a infância conduz à formação de um olhar crítico e aponta para os limites e possibilidades de atuação de ambas as partes na construção da realidade vivenciada. Muitas são as produções cartográficas presentes nesses dispositivos, e percebemos que este, ao ser abordado no espaço escolar, não apenas contribui para o processo de ensino e aprendizagem da cartografia, como finda por promover uma educação para as mídias com a proposição do desenvolvimento de uma postura questionadora frente a esses artefatos.

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Publicado

2018-04-28

Como Citar

ALMEIDA, J. M. da S. de; SILVA JÚNIOR, A. F. da. ARTEFATOS MIDIÁTICOS PARA A INFÂNCIA E A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 245–257, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.245-257. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41969. Acesso em: 22 jul. 2024.

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