DIÁLOGOS COM A CULTURA AFRICANA ATRAVÉS DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.21-31Palavras-chave:
Educação, Formação Docente, Prática DocenteResumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência de algumas práticas e vivências pedagógicas realizadas com crianças de 4 e 5 anos de idade, na educação infantil da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU) relacionadas ao diálogo com a cultura africana, através das múltiplas linguagens. Em uma perspectiva "Vygostyana" sabe-se que o desenvolvimento do indivíduo está intimamente ligado ao ambiente sociocultural mediado pelo outro/a através do movimento dialógico da linguagem, uma vez que tal experiência possibilita a oportunidade de ambos os sujeitos envolvidos nesse processo de aprender-ensinar, significar e ressignificar a cultura, pois de acordo com Freire (1996) ambos "não se reduzem à condição de objeto um do outro", mas dialogam entre si. A cultura africana é elemento constitutivo da brasileira em diversos aspectos, tais como: culinária, artes, música, dança, vocabulário, etc, não reconhecer sua importância é negar a nossa história como nação. Toda criança tem o direito de conhecer sobre sua identidade e raízes históricas, sendo assim, fazse extremamente necessário oferecer a elas situações estimulantes, ricas e convidativas ao diálogo a respeito da sua constituição enquanto povo. Além disso os Referenciais Nacionais Curriculares para a Educação infantil, afirmam que através das múltiplas linguagens as crianças estabelecem relações com os diferentes objetos de conhecimento. Nesse sentido, algumas ações e propostas foram pensadas e realizadas junto às crianças da educação infantil, visando garantir direitos de aprendizagem e vivências artístico-culturais em diálogo com a cultura africana.Downloads
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