DIÁLOGOS COM A CULTURA AFRICANA ATRAVÉS DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Johnatan Augusto da Costa Alves ESEBA/UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.21-31

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência de algumas práticas e vivências pedagógicas realizadas com crianças de 4 e 5 anos de idade, na educação infantil da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU) relacionadas ao diálogo com a cultura africana, através das múltiplas linguagens. Em uma perspectiva "Vygostyana" sabe-se que o desenvolvimento do indivíduo está intimamente ligado ao ambiente sociocultural mediado pelo outro/a através do movimento dialógico da linguagem, uma vez que tal experiência possibilita a oportunidade de ambos os sujeitos envolvidos nesse processo de aprender-ensinar, significar e ressignificar a cultura, pois de acordo com Freire (1996) ambos "não se reduzem à condição de objeto um do outro", mas dialogam entre si. A cultura africana é elemento constitutivo da brasileira em diversos aspectos, tais como: culinária, artes, música, dança, vocabulário, etc, não reconhecer sua importância é negar a nossa história como nação. Toda criança tem o direito de conhecer sobre sua identidade e raízes históricas, sendo assim, fazse extremamente necessário oferecer a elas situações estimulantes, ricas e convidativas ao diálogo a respeito da sua constituição enquanto povo. Além disso os Referenciais Nacionais Curriculares para a Educação infantil, afirmam que através das múltiplas linguagens as crianças estabelecem relações com os diferentes objetos de conhecimento. Nesse sentido, algumas ações e propostas foram pensadas e realizadas junto às crianças da educação infantil, visando garantir direitos de aprendizagem e vivências artístico-culturais em diálogo com a cultura africana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações etnicorraciais e para o ensino de história e cultura afrobrasileira e africana/ Ministério da Educação e do Desporto. – Brasília: 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. -- Brasília: MEC/SECADI, UFSCar, 2014.

CORSINO, Patrícia. As crianças de seis anos e as áreas do conhecimento. In: BRASIL, Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf>. Acesso em 02/04/2017

EDWARDS, C. Ensinando as crianças através de centenas de linguagens. Revista Pátio - Educação Infantil – Ano III Nº 8 Jul/Out 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Ed. Especial. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.

WEFFORT, Madalena Freire. Observação, registro, reflexão. Série Seminários. 3ª ed. São Paulo: Espaço Pedagógico, 2003. Disponível em http://www.oocities.org/br/brucewaynes/09_observacaoregistroreflexao.pdf.> Acesso em: 10/04/2016.

Downloads

Publicado

2018-04-28

Como Citar

ALVES, J. A. da C. DIÁLOGOS COM A CULTURA AFRICANA ATRAVÉS DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 21–31, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.21-31. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41934. Acesso em: 5 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.