PRINCÍPIOS PARA O ENSINO SOBRE AS MÚSICAS INDÍGENAS BRASILEIRAS

Autores

  • Getúlio Ribeiro ESEBA/UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.136-145

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumo

O presente trabalho aborda o ensino sobre as músicas indígenas brasileiras, a partir da investigação das muitas formas de escuta, percepção e interpretação destas músicas construídas ao longo dos séculos de contato entre as culturas indígenas e não-indígenas no Brasil. Com base neste estudo, busca-se estabelecer princípios e práticas para uma abordagem aprimorada sobre as músicas indígenas nos contextos educacionais, dentre os quais destacam-se: a problematização dos métodos de leitura e transcrição musical ocidentais no diálogo com as manifestações musicais indígenas; o caráter indispensavelmente interdisciplinar do ensino sobre as músicas indígenas; a música interligada às demais formas de expressão inseridas no seu contexto de realização (dança, grafismo, pintura, entre outros); a utilização de registros fonográficos disponíveis no mercado, porém pouco difundidos nos meios midiáticos e ambientes escolares; a ética e a politicidade inerentes ao trabalho com acervos indígenas, incluindo os sonoro-musicais; a observação da diversidade musical indígena, incluindo suas interfaces com as culturas musicais não-indígenas; a utilização de instrumentos musicais indígenas e a fabricação artesanal de instrumentos; o intercâmbio com músicos, grupos e produtores musicais provenientes das comunidades indígenas nos processos educacionais.

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Publicado

2018-04-28

Como Citar

RIBEIRO, G. PRINCÍPIOS PARA O ENSINO SOBRE AS MÚSICAS INDÍGENAS BRASILEIRAS. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 136–145, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.136-145. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41943. Acesso em: 5 nov. 2024.

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