Quebra-cuca: Desenvolvimento e avaliação de um jogo educacional para o ensino da matemática

Autores

  • José Adriano Cajado Gomes Autor
  • Elielton da Costa Carvalho Autor
  • Francisco Adriano Cavalcante da Silva Autor
  • Fabrício Wickey da Silva Garcia Autor
  • Edson Koiti Kudo Yasojima Autor

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46284

Palavras-chave:

Jogos digitais, Educação, Matemática.

Resumo

Ferramentas educacionais são utilizadas há décadas no contexto escolar, porém com o advento das tecnologias, em especial a computação, essas ferramentas foram sendo modificadas e/ou atualizadas, tornando-se mais interativas e lúdicas, atraindo um público cada vez mais conectado. Pensando nesse contexto, o presente trabalho traz uma descrição simplificada concernente ao desenvolvimento e aplicação do jogo matemático Quebra-cuca, o qual foi idealizado após uma pesquisa sobre a necessidade e a utilidade de jogos educacionais no contexto amazônico. Neste  trabalho, apresentamos alguns dados a respeito dos testes, além de trazermos uma breve contextualização sobre a situação da educação brasileira, falando brevemente sobre a inclusão digital nas escolas, um assunto amplamente discutido atualmente.

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Biografia do Autor

  • José Adriano Cajado Gomes
    Discente, Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação
  • Elielton da Costa Carvalho
    Discente, Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação
  • Francisco Adriano Cavalcante da Silva
    Discente, Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação
  • Fabrício Wickey da Silva Garcia
    Docente, Mestrado em Ciência da Computação (UFPA)
  • Edson Koiti Kudo Yasojima
    Docente, Mestrado em Ciência da Computação (UFPA)

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Publicado

2019-05-08

Edição

Seção

Tecnologias Digitais na Educação

Como Citar

Quebra-cuca: Desenvolvimento e avaliação de um jogo educacional para o ensino da matemática. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 132–145, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.1.46284. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46284. Acesso em: 13 jun. 2025.

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