Quebra-cuca: Desenvolvimento e avaliação de um jogo educacional para o ensino da matemática

Autores

  • José Adriano Cajado Gomes
  • Elielton da Costa Carvalho
  • Francisco Adriano Cavalcante da Silva
  • Fabrício Wickey da Silva Garcia
  • Edson Koiti Kudo Yasojima

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46284

Palavras-chave:

Jogos digitais, Educação, Matemática.

Resumo

Ferramentas educacionais são utilizadas há décadas no contexto escolar, porém com o advento das tecnologias, em especial a computação, essas ferramentas foram sendo modificadas e/ou atualizadas, tornando-se mais interativas e lúdicas, atraindo um público cada vez mais conectado. Pensando nesse contexto, o presente trabalho traz uma descrição simplificada concernente ao desenvolvimento e aplicação do jogo matemático Quebra-cuca, o qual foi idealizado após uma pesquisa sobre a necessidade e a utilidade de jogos educacionais no contexto amazônico. Neste  trabalho, apresentamos alguns dados a respeito dos testes, além de trazermos uma breve contextualização sobre a situação da educação brasileira, falando brevemente sobre a inclusão digital nas escolas, um assunto amplamente discutido atualmente.

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Biografia do Autor

José Adriano Cajado Gomes

Discente, Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

Elielton da Costa Carvalho

Discente, Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

Francisco Adriano Cavalcante da Silva

Discente, Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

Fabrício Wickey da Silva Garcia

Docente, Mestrado em Ciência da Computação (UFPA)

Edson Koiti Kudo Yasojima

Docente, Mestrado em Ciência da Computação (UFPA)

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Publicado

2019-05-08

Como Citar

GOMES, J. A. C.; CARVALHO, E. da C.; SILVA, F. A. C. da; GARCIA, F. W. da S.; YASOJIMA, E. K. K. Quebra-cuca: Desenvolvimento e avaliação de um jogo educacional para o ensino da matemática. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 132–145, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.1.46284. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46284. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Tecnologias Digitais na Educação