Te deum, de Maria Firmina dos Reis:
Instrumento musical e de denúncia
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v-2023-14%20Palavras-chave:
Maria Firmina dos Reis, Poesia, Música, Memória, Denúncia socialResumo
Música e poesia possuem singularidades que se coadunaram e que marcaram a história das artes, aproximando-se mais uma da outra do que a música com outros gêneros literários. O estudo da relação entre poesia e música a partir de Te deum, de Maria Firmina dos Reis, justifica-se pelo entendimento de que a artista possuía um propósito com sua literatura e, ainda, pela necessidade de investigação em torno da música não registrada da maranhense. Nesta esteira de pensamento, sua produção em poesia e a musicalidade contida em seus versos foram alijadas do contato com o público durante muitas décadas. Assim, nesta pesquisa, depreende-se que a memória pode carregar vestígios de música onde não tem partitura, e, por isso, ventila-se o encontro da música não registrada, na arte registrada de Firmina dos Reis. Desse modo, a escritora maranhense traz em seus poemas aspectos de musicalidade, alargando ainda mais as fronteiras entre poesia e música e se assentando na memória artística da cultura nacional.
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