Ensino de leitura: uma proposta para o desenvolvimento da habilidade de inferir

Autores

  • Maria Lucia Silva da Guarda Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Monalisa dos Reis Aguiar Pereira Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n2a2016-12

Palavras-chave:

Leitura, Inferência, Intervenção

Resumo

Este artigo tem como objetivo contribuir com o ensino e a aprendizagem da leitura, apresentando uma proposta de intervenção que visa ao desenvolvimento da inferência, habilidade fundamental nos processos que envolvem compreensão textual. Esta proposta se constitui por sequências de atividades que foram produzidas a partir de anúncios publicitários, gênero que possibilita o trabalho com inferências por, dentre outras razões, apresentar linguagem metafórica e jogo de palavras que permitem a busca do implícito por meio dos explícitos. Para a consecução desta proposta, seguindo princípios metodológicos da perspectiva etnográfica e da pesquisa-ação, investigamos os problemas de leitura de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental II e, após análise dos dados, elaboramos nossa proposta de intervenção. Do ponto de vista teórico, buscamos fundamentos nas ideias de Kleiman (2013), Kock (2013) e Marcuschi (2008). Os resultados apontaram significativa melhora no desempenho dos alunos em relação à leitura e revelaram que as habilidades trabalhadas foram desenvolvidas a contento - em especial a inferência, a qual foi pormenorizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lucia Silva da Guarda, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestre em Letras (2015), PROFLETRAS, CAMPUS V, UNEB, com defesa pública realizada em 23 de julho de 2015, Dissertação intitulada Leitura do gênero anúncio publicitário: uma proposta para desenvolver a habilidade de inferir, sob a orientação da Profa. Dra. Monalisa dos Reis Aguiar Pereira; Pós-graduada em Psicopedagogia (2004); Graduada em Letras, Licenciatura Plena (1999); Estudos Adicionais ? Projeto Crescer (1996); Curso de Magistério (1989); Curso Colegial (1981). 34 anos de experiência em Educação Pública Estadual como professora; 20 anos em Educação Privada como professora e coordenadora; 30 anos de experiência na Educação Pública Municipal como: Diretora, Coordenadora, professora e Secretária de Educação.

Monalisa dos Reis Aguiar Pereira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professora assistente no Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia, atuando nos cursos de graduação e mestrado profissional em Letras. Possui doutorado em língua portuguesa pela Ponificia Universidade Católica de São Paulo  (PUCSP) e mestrado também em lingua portuguesa pela mesma instituição. As pesquisas se desenvolvem principalmente na área de História das Ideias linguísticas e alfabetização e letramento.

Downloads

Publicado

2017-03-15

Como Citar

SILVA DA GUARDA, M. L.; PEREIRA, M. dos R. A. Ensino de leitura: uma proposta para o desenvolvimento da habilidade de inferir. Letras & Letras, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 231–257, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v32n2a2016-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/34888. Acesso em: 1 dez. 2022.