Ensino de leitura: uma proposta para o desenvolvimento da habilidade de inferir
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v32n2a2016-12Palavras-chave:
Leitura, Inferência, IntervençãoResumo
Este artigo tem como objetivo contribuir com o ensino e a aprendizagem da leitura, apresentando uma proposta de intervenção que visa ao desenvolvimento da inferência, habilidade fundamental nos processos que envolvem compreensão textual. Esta proposta se constitui por sequências de atividades que foram produzidas a partir de anúncios publicitários, gênero que possibilita o trabalho com inferências por, dentre outras razões, apresentar linguagem metafórica e jogo de palavras que permitem a busca do implícito por meio dos explícitos. Para a consecução desta proposta, seguindo princípios metodológicos da perspectiva etnográfica e da pesquisa-ação, investigamos os problemas de leitura de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental II e, após análise dos dados, elaboramos nossa proposta de intervenção. Do ponto de vista teórico, buscamos fundamentos nas ideias de Kleiman (2013), Kock (2013) e Marcuschi (2008). Os resultados apontaram significativa melhora no desempenho dos alunos em relação à leitura e revelaram que as habilidades trabalhadas foram desenvolvidas a contento - em especial a inferência, a qual foi pormenorizada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.