Práticas de linguagem e saberes locais em contexto de fronteiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v35nEsp2019-17

Palavras-chave:

Práticas de linguagem, Saberes locais, Fronteiras, Etnografia, Trabalho colaborativo, Linguistic practices, Local knowledge, Borders, Ethnography, Collaborative work

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de participação colaborativa – professores de um colégio estadual, alunos e outros atores da comunidade escolar, incluindo moradores do bairro onde está situado o colégio, professores da Universidade e acadêmicas dos cursos de Letras – que possibilitou a emergência de saberes locais e práticas de linguagem, por meio do desenvolvimento de um projeto, intitulado “Projeto Memória”. Teve como finalidade reconstruir a história de formação do Bairro e do colégio, contou com professores de diferentes áreas do conhecimento e permitiu que todos, percebessem as inter-relações constitutivas entre o contexto escolar e os modos de existência local. A experiência etnográfica construída com o Projeto evidenciou a importância do trabalho coletivo, o qual teve como pressupostos uma pedagogia inspirada em uma perspectiva culturalmente sensível e se estendeu para além das paredes da sala de aula e dos muros do colégio.

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Biografia do Autor

Regina Coeli Machado e Silva, Unioeste/Unila

Doutora em Antropologia Social - Museu NAcional/UFRJ

Professora Sênior na Unioeste

Professora Visitante

Pesquisador Produtividade Cnpq 

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Publicado

2019-10-23

Como Citar

PIRES-SANTOS, M. E.; MACHADO E SILVA, R. C. . Práticas de linguagem e saberes locais em contexto de fronteiras. Letras & Letras, Uberlândia, v. 35, n. especial, p. 361–380, 2019. DOI: 10.14393/LL63-v35nEsp2019-17. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/49440. Acesso em: 26 jul. 2024.

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