Dama de Paus, de Eliana Cardoso
Processos intermidiais na passagem do ebook ao livro
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-09Palavras-chave:
Prêmio Kindle de Literatura, Ebook, Livro, Midialidade, IntermidialidadeResumo
Este artigo visa analisar a passagem do ebook ao livro a partir dos pressupostos teóricos da Intermidialidade definidos por Lars Elleström (2021 [2020]). Para isso, tomamos como objeto de análise o ebook vencedor da terceira edição do Prêmio Kindle de Literatura, o romance Dama de Paus (2018; 2019), de Eliana Cardoso, e a sua versão em livro, publicada pela editora Nova Fronteira. Para atingirmos o objetivo proposto por esta investigação, iniciamos falando sobre o Prêmio Kindle de Literatura e a mudança paradigmática que ele traz na relação entre o livro e e-book. Em seguida, estabelecemos algumas definições do que, para Elleström (2021 [2020]), é uma mídia, suas classificações e modalidades para, posteriormente, descrevermos as possíveis relações intermidiáticas a partir de uma perspectiva sincrônica e uma perspectiva diacrônica. Após a análise, entendemos que esse processo de remidiação do ebook para o livro impresso através do Prêmio Kindle de Literatura pode ser entendido tanto como uma transmidiação técnica quanto semiótica por conta dos diferentes níveis de transformações nos elementos que constituem o livro.
Downloads
Referências
BAZIN, André. Por um cinema impuro – defesa da adaptação. In: BAZIN, André. O que é o cinema?. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge: The MIT Press, 2000, 293 p.
BRANDT, Richard L. Nos bastidores da Amazon: O jeito Jeff Bezos de revolucionar mercados com apenas um clique. São Paulo: Saraiva, 2017. Edição Kindle.
CARDOSO, Eliana. Dama de paus. 1. ed. Kindle Direct Publishing: autopublicado em ebook, 2018.
CARDOSO, Eliana. Dama de paus. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
ELLESTRÖM, Lars. Beyond media borders, Volume 1: Intermedial relations among multimodal media. Palgrave Macmillan: Londres, 2021 [2020]. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-49679-1
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem: Understanding Media. São Paulo: Cultrix, 1969.
PETERS, Justin. The Idealist: Aaron Swartz and the rise of free culture on the internet. Nova York: Scriber, 2016.
STONE, Brad. A loja de tudo. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.