Toada, abrigo da poesia
As letras das músicas de Ronaldo Barbosa
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v39-2023-11Palavras-chave:
Toada, Música, Poesia, Lírica, ParintinsResumo
A relação e o afastamento entre música e poesia têm gerado discussões no decorrer dos séculos, principalmente quando se pensa que, na antiguidade clássica, a poesia não tinha a autonomia angariada na modernidade. Esse fato começa a ser retomado na contemporaneidade, quando ocorre novamente o flerte entre esses gêneros. Sendo assim, o intuito deste trabalho é verificar de que modo a poesia se infiltra nas toadas de Ronaldo Barbosa, por meio de técnicas de composição, temas desenvolvidos e discurso lírico, a ponto de se dizer que essas músicas são “poesias caboclas”, escritas num ato de “inspiração”. Para tanto, são acionados teóricos, filósofos e ensaístas que tratem dessa relação e aqueles que mostram a definição desses gêneros, dentre os quais Aristóteles, com a Poética clássica, Giuliana Ragusa e seu Lira grega: antologia de poesia arcaica, Carlos Reis e o ensaio O conhecimento da literatura, sem interditar outros pesquisadores e pensadores dessa temática.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. A poética clássica. Tradução de Jaime Bruna. São Paulo: Editora Cultrix, 2014.
BARBOSA, R. Maria fumaça. Parintins: Associação Folclórica Boi-Bumbá Caprichoso, 2020. Álbum: Terra Nosso Corpo Nosso Espírito (3:31).
BARBOSA, R. Saga de um canoeiro. Parintins: Boi-Bumbá Caprichoso, 1994. CD Caprichoso dos deuses (4:04).
CASCUDO, L. C. Dicionário do folclore brasileiro. São Paulo: Ediouro, 2005.
D’ONÓFRIO, S. Forma e sentido do texto literário. São Paulo: Ática, 2007.
GRAÇA, A. P. Como funciona a poesia. Manaus: Editora Valer, 1999.
HARDMAN, F. F. Trem fantasma: a modernidade da selva. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. DOI: https://doi.org/10.2307/2516351
HEIDEGGER, M. Ensaios e conferências. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel, Márcia Sá Cavalcante Schuback. 8. ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2012.
MERQUIOR, J. G. A astúcia da mimese: ensaios sobre lírica. 2. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 1997.
PEQUENO, A. Compositor Ronaldo Barbosa comemora 100 músicas lançadas pelo boi bumbá Caprichoso. Portal A crítica, Manaus, 12 mar. 2018. Disponível em: https://www.acritica.com/parintins/compositor-ronaldo-barbosa-comemora-100-musicas-lancadas-pelo-boi-bumba-caprichoso-1.190071. Acesso em: 1 maio 2023.
POMBO, R. Dicionário de sinônimos da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2011.
RAGUSA, G. Lira grega: antologia de poesia arcaica. São Paulo: Hedra, 2013.
REIS, C. O conhecimento da literatura: introdução aos estudos literários. Coimbra: Almedina, 2015. DOI: https://doi.org/10.14195/2183-847X_4_0
ROSA, G. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Kenedi Santos Azevedo (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.