Conhecimento de domínio e subcompetências bilíngue, instrumental e conhecimento sobre tradução na avaliação de qualidade de traduções de manuais de instrução

Um estudo sob a perspectiva do avaliador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v35n2-2019-5

Palavras-chave:

Critérios de avaliação de qualidade da tradução, Conhecimento de domínio, Subcompetência instrumental, Subcompetência bilíngue, Subcompetência conhecimento sobre tradução

Resumo

Este estudo investiga o impacto do conhecimento de domínio (SCARDAMALIA; BEREITER, 1991) e das subcompetências bilíngue, instrumental e conhecimento sobre tradução (PACTE, 2003) na avaliação da qualidade de textos traduzidos. Trechos de um manual de instrução traduzidos do inglês para o português por tradutores profissionais (LIPARINI CAMPOS, 2010) foram avaliados por informantes brasileiros, divididos em quatro grupos: bilíngues, de outras ocupações; tradutores profissionais; profissionais da área de saúde; pós-graduados e pós-graduandos em tradução, os quais deveriam informar os critérios utilizados na avaliação da qualidade. O critério mais informado pelos quatro grupos foi a equivalência de sentido com o texto-fonte, confirmando ser este o principal critério para avaliação da qualidade do texto traduzido (HOUSE, 2015). O segundo critério mais importante para os avaliadores com conhecimento de domínio da área de saúde foi o uso de vocabulário específico. Além disso, as traduções mais explícitas geralmente foram as mais bem avaliadas pelos quatro grupos.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

PAIVA DE ARAUJO, S.; BARBOSA DE LIMA FONSECA, N. Conhecimento de domínio e subcompetências bilíngue, instrumental e conhecimento sobre tradução na avaliação de qualidade de traduções de manuais de instrução: Um estudo sob a perspectiva do avaliador. Letras & Letras, Uberlândia, v. 35, n. 2, p. 79–103, 2019. DOI: 10.14393/LL63-v35n2-2019-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/50856. Acesso em: 22 jul. 2024.