A interseccionalidade

Um estudo sobre a resistência das mulheres negras à opressão de gênero, de raça e de classe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v36n1-2020-14

Palavras-chave:

Resistência, Opressão, Interseccionalidade, Libertação, Feminismo negro

Resumo

O objetivo deste ensaio é destacar, nas bases epistemológicas do pensamento feminista negro, a resistência das mulheres negras às opressões vivenciadas, com base na seguinte problematização: como a formação da consciência crítica de classe, a identidade de gênero e o pertencimento étnico-racial têm constituído a resistência das mulheres negras contra a opressão interseccional de gênero, raça e classe no contexto da luta de classes? A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. O ensaio apresenta a interseccionalidade, a resistência e a libertação, que compõem o feminismo negro e contribuem para que se compreenda a condição de opressão vivenciada pelas mulheres negras, sua luta contra essa opressão e sua consequente libertação desta. O ensaio contém: introdução; ideias básicas do materialismo histórico-crítico no contexto da resistência à opressão; feminismos, opressões e resistências; interseccionalidade da opressão de gêneros, raças e classe, e considerações finais.

PALAVRAS-CHAVE: Resistência. Opressão. Interseccionalidade. Libertação. Feminismo Negro.

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Biografia do Autor

Eunice Léa Moraes, Universidade Federal do Pará

Mestra da Faculdade de Educação (FAED) do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Adjunto 2. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Adolescência, juventude e fatores de vulnerabilidades e proteção/UFPA. Estudante do Doutorado em Educação do PPGED/ICED.

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Publicado

2020-06-29

Como Citar

MORAES, E. L. A interseccionalidade: Um estudo sobre a resistência das mulheres negras à opressão de gênero, de raça e de classe. Letras & Letras, Uberlândia, v. 36, n. 1, p. 261–276, 2020. DOI: 10.14393/LL63-v36n1-2020-14. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/50792. Acesso em: 26 jul. 2024.