Por uma educação multimodal e pluralista
Estratégias de ensino de Língua Inglesa para disléxicos com base em recursos visuais
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v35nEsp2019-14Palavras-chave:
Dislexia, Ensino de Língua Inglesa, Multiletramentos, Linguagem Visual, OralidadeResumo
Vivemos numa sociedade grafocêntrica, onde o ensino é calcado na leitura. Isso acaba por privar alunos disléxicos do conhecimento, já que eles enfrentam dificuldades para ler. Este trabalho propõe a utilização de imagens como complemento no ensino de inglês para disléxicos com foco na oralidade. Serão expostos exemplos de atividades voltadas para o ensino do verb to be aplicadas junto a alunos com dislexia, com base na noção de multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009), além dos resultados alcançados por eles nos instrumentos de avaliação. Tais resultados demonstraram que uma pedagogia dos multiletramentos, que lance luz para além da escrita, é promissora para alunos cuja habilidade da leitura é prejudicada, mas também para os que leem fluentemente.
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