Transculturalidade no ensino de língua inglesa

Metade de um sol amarelo na sala de aula da licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v35nEsp2019-7

Palavras-chave:

Transculturalidade, Culturas não hegemônicas, Ensino de Inglês, Licenciatura em Letras

Resumo

Este artigo relata trabalho pedagógico realizado em turma de licenciatura em Letras – Português/Inglês de uma Universidade pública do Rio de Janeiro com proposta de incluir no currículo culturas anglófonas não hegemônicas. As bases teóricas foram a Transculturalidade e a Complexidade, marcadas pelo movimento entre culturas com proposta dialógica. No trabalho desenvolvido, os textos básicos foram o livro Half of a yellow Sun, publicado em 2006 pela escritora nigeriana Chimamanda Adichie, e a produção cinematográfica britânico-nigeriana, de 2013, adaptação da obra literária original. Dentre os resultados, pude perceber mudança de perspectivas dos alunos quanto às culturas anglófonas de países não hegemônicos, em um movimento de ampliação de sua condição humana, para gerar atitudes revestidas pelo olhar transcultural de entender que estamos complexamente ligados às outras culturas dos diversos povos.

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Biografia do Autor

Simone Batista da Silva, UFRRJ

Doutora em Letras (Estudos Linguísticos e Literários em Inglês). Docente da UFRRJ.

Referências

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Publicado

2019-10-23

Como Citar

SILVA, S. B. da. Transculturalidade no ensino de língua inglesa: Metade de um sol amarelo na sala de aula da licenciatura. Letras & Letras, Uberlândia, v. 35, n. especial, p. 137–154, 2019. DOI: 10.14393/LL63-v35nEsp2019-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/49547. Acesso em: 24 nov. 2024.