Recusas e deslocamentos subjetivos de duas professoras de inglês em contexto encarcerado
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL65-v32n3a2016-6Palavras-chave:
Deslocamentos subjetivos, Efeito de suspensão, Espaço confuso, Professoras de Língua InglesaResumo
O presente trabalho investiga posições discursivas assumidas ou negadas por duas professoras de inglês, atuantes em Unidades Socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei, da cidade de Belo Horizonte, MG. Estará focado nas professoras atuantes nesse espaço de reclusão/exclusão, a fim de nos aproximar da forma como elas se constituem como professoras de inglês, tendo seu fazer e seu dizer delimitados a partir de tal espaço. De modo mais específico, buscaremos a compreensão acerca do modo como as professoras constituem, nesse contexto, seu posicionamento e possível redimensionamento discursivo e subjetivo, frente à atuação de uma pesquisa(dora) em sua sala de aula. Para tanto, exploramos teorias em torno da formação do professor de língua inglesa; da noção de tempo, espaço e memória, além de questões em torno dos deslocamentos identitários e subjetivos. Como metodologia de análise, utilizamos teorias do discurso. Serão analisadas entrevistas feitas com as referidas professoras, que recebiam, em suas salas de aula, pesquisas distintas. Análises indicam deslocamentos subjetivos vivenciados pelas professoras, ao serem convocadas a repensar seu fazer pedagógico e seu posicionamento discursivo, assumindo ou negando - de forma não harmoniosa ou constante - a posição professora de inglês, como possibilidade ou não de empoderamento.Downloads
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