EXPANDINDO O ENSINO DE INGLÊS NOS ANOS INICIAIS: ASPECTOS TRANSCULTURAIS E TRANSLÍNGUES-MULTIMODAIS

Autores

  • Nara Hiroko Takaki Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v34n1a2018-7

Palavras-chave:

Anos iniciais, Ensino de inglês, Aspectos translíngues e transculturais, Perspectiva crítica

Resumo

Baseando-se num projeto de formação de alunos e professores com metodologia qualitativa e intersubjetiva, a autora discute sua compreensão sobre a natureza das atividades nas aulas de inglês dos anos iniciais. Acentua a co-construção crítica de estratégias que ampliam a aprendizagem (CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001; MCLAUGHLIN; DEVOODG, 2004) e performatividade (PENNYCOOK, 2010) com participantes de um workshop e alunos de Prática de Ensino de Inglês em Letras. As oportunidades criadas também são embasadas por conceitos de zonas de contato (PRATT, 1992), as quais são transculturais, práticas translíngues (CANAGARAJAH, 2013) e multimodalidade (KRESS, 2003, 2010) que estão imbricados em perspectivas de letramentos críticos e autocrítica. A conclusão enfatiza processos e oportunidades que podem viabilizar mudanças desejadas no ensino de inglês para os anos iniciais.

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Biografia do Autor

Nara Hiroko Takaki, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui bacharelado em Inglês e Português pela Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, licenciatura em Inglês e Português pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Letras Modernas (Português e Inglês) pelo Programa de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2018-07-02

Como Citar

TAKAKI, N. H. EXPANDINDO O ENSINO DE INGLÊS NOS ANOS INICIAIS: ASPECTOS TRANSCULTURAIS E TRANSLÍNGUES-MULTIMODAIS. Letras & Letras, Uberlândia, v. 34, n. 1, p. 147–175, 2018. DOI: 10.14393/LL63-v34n1a2018-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/37839. Acesso em: 22 dez. 2024.