(Des)alinhavando a(o)s ponta(o)s de contato epistemológicos entre os estudos da tradução e dos letramentos na pós-modernidade
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v35nEsp2019-12Palavras-chave:
Tradução, Letramentos, Pós-modernidade, Diferença, PluralidadeResumo
Os estudos da tradução e dos letramentos são espectadores e, simultaneamente, protagonistas, das transições, crises e reformulações promovidas pela pós-modernidade. Um novo paradigma epistemológico surge, neste cenário, como uma necessidade de repensar o modelo de racionalidade tradicional das ciências, as quais mostravam sinais de exaustão (SOUSA SANTOS, 2008). Nosso objetivo é, assim, analisar possíveis pontos de contatos epistemológicos entre as teorias de tradução e as de letramentos, levando em consideração essa ruptura paradigmática pós-moderna. Nessa visada, partindo de uma perspectiva crítica dos estudos de letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2006), e contestadora (DERRIDA, 2001, 2002 2005) dos estudos da tradução, muitos pontos se entrecruzam na descontinuidade, na fragmentação e na diferença em que os sujeitos significam e traduzem, não apenas a palavra, mas o mundo, pelas lentes da alteridade, da heterogeneidade e da pluralidade.
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