O PNLD literário e o ensino de Literatura nas aulas de Língua Inglesa

Uma proposta com o graded reader Pride and Prejudice

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-21

Palavras-chave:

PNLD, Língua Inglesa, Literatura, Orgulho e Preconceito, Graded reader

Resumo

O ensino precário de inglês nas escolas básicas do Brasil dificulta a abordagem da Literatura em Língua Inglesa, com pouca discussão sobre estratégias de ensino. Dessa forma, o PNLD literário, parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, surge como uma solução, oferecendo obras gratuitas aos alunos. Uma dessas obras, selecionadas pelo programa em 2021, no âmbito do ensino médio, é o

graded reader Pride and Prejudice

. No entanto, identificou-se nesse

graded reader

a falta de um material de apoio adequado para os professores, o que é desvantajoso, especialmente considerando a limitação de tempo para planejar as aulas. Logo, a ausência de atividades pode levar os docentes a não aproveitar o PNLD literário. Com vistas a desenvolver a competência literária, este trabalho propõe-se a preencher essa lacuna ao criar atividades pedagógicas para a utilização da versão adaptada de Pride and Prejudice por meio de uma abordagem que integra o ensino de literatura e Língua Inglesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus da Rosa Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório

Doutor em Literatura Comparada (UFRGS). Professor de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e respectivas literaturas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório.

Bruna Luiz da Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Graduanda em Licenciatura em Letras Português/Inglês no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório. Atuou como bolsista em projetos de Linguística, Literatura e Ciências Humanas. Atualmente, é bolsista de ensino do projeto Conversation Club, no IFRS - Campus Osório, sob coordenação da Profa. Dra. Débora Almeida de Oliveira. Além disso, é professora de inglês no Yázigi, em Capão da Canoa/RS, e corretora de redação do Me Salva!, plataforma de cursos pré-vestibular online.

Referências

AUSTEN, J. Orgulho e Preconceito – Pride and Prejudice. Trad. Marcella Furtado. São Paulo: Landmark, 2008.

BARNARD, R. A short history of English literature. 2. ed. Oxford UK/Cambridge USA: Blackwell Publishers, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD. Brasília, DF: 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12391:pnld. Acesso em: 13 maio 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: literário / Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: 2018a. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2018_literario/inicio. Acesso em: 05 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2020: literário / Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: 2018b. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2020_literario/inicio. Acesso em: 05 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2021: literário / Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: 2018c. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2021_literario_ensino_medi o/inicio. Acesso em: 05 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, 1998.

BRUMFIT, C.; CARTER, R. Literature and Language Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1986.

CAMPOS, P. S. Concepções de leitura e de leitores em Pride and Prejudice e

Sense and Sensibility de Jane Austen. 2017. 169 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, 2017. Disponível em: https://reposito rio.ufsm.br/bitstream/handle/1/12980/DIS_PPGLETRAS_2017_CAMPOS_PRISCILA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 30 ago. 2023.

CARDOSO, A. C. R.; LAGO, N. A. As mulheres em Orgulho e Preconceito: representação feminina no romance austeniano. Revista Humanidades e Inovação, Palmas/TO, v. 9, n. 01, p. 33-45, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3849. Acesso em: 30 ago. 2023.

DIAS, N. L. A. A razão em Jane Austen: classe, gênero e casamento em Pride and Prejudice. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/ tde-11042016-122754/publico/2015_NaraLuizaDoAmaralDias_VOrig.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.

GREENBLATT, S. et al. (org.). Introduction. In: GREENBLATT, Stephen. et al. (org.). The Norton Anthology of English Literature: the major authors. 9. ed. New York/London: W.W. Norton & Company, 2013. v. 2. p. 3-27.

PEREIRA, M. R.; CARDOSO, D. C. Integrando aspectos linguísticos e literários: uma proposta para o ensino de inglês com poesia. LínguaTec, Bento Gonçalves, v. 8, n. 2, p. 193-213, ago. 2023. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n2.6707

PEREIRA, M. R.; TEIXEIRA, C. P. G.; PEREIRA, P. P. Aprender e ensinar inglês com literatura: desafios e possibilidades. 1. ed. São Paulo: Pragmatha, 2021.

PRESOTTO, B. A configuração do papel feminino em traduções da obra Pride and Prejudice de Jane Austen. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Licenciatura em Letras – Português/Inglês, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/14804/2/ PB_COLET_2017_2_03.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.

SHERMAN, S. The Restoration and the Eighteenth Century. In: DAMROSCH, D. et al. (org.). The Longman Anthology: British Literature. 4. ed. New York: Pearson, 2010. v. 1, p. 1980-2009.

VINEY, B. A. Pride and Prejudice: Jane Austen. 1. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2021.

Downloads

Publicado

2024-11-28

Como Citar

PEREIRA, M. da R.; ROSA, B. L. da. O PNLD literário e o ensino de Literatura nas aulas de Língua Inglesa: Uma proposta com o graded reader Pride and Prejudice. Letras & Letras, Uberlândia, v. 40, n. único, p. e4021 | p. 1–20, 2024. DOI: 10.14393/LL63-v40-2024-21. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/71946. Acesso em: 4 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)