O PNLD literário e o ensino de Literatura nas aulas de Língua Inglesa
Uma proposta com o graded reader Pride and Prejudice
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-21Palavras-chave:
PNLD, Língua Inglesa, Literatura, Orgulho e Preconceito, Graded readerResumo
O ensino precário de inglês nas escolas básicas do Brasil dificulta a abordagem da Literatura em Língua Inglesa, com pouca discussão sobre estratégias de ensino. Dessa forma, o PNLD literário, parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, surge como uma solução, oferecendo obras gratuitas aos alunos. Uma dessas obras, selecionadas pelo programa em 2021, no âmbito do ensino médio, é o
graded reader Pride and Prejudice. No entanto, identificou-se nesse
graded readera falta de um material de apoio adequado para os professores, o que é desvantajoso, especialmente considerando a limitação de tempo para planejar as aulas. Logo, a ausência de atividades pode levar os docentes a não aproveitar o PNLD literário. Com vistas a desenvolver a competência literária, este trabalho propõe-se a preencher essa lacuna ao criar atividades pedagógicas para a utilização da versão adaptada de Pride and Prejudice por meio de uma abordagem que integra o ensino de literatura e Língua Inglesa.
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