Produção, correção e reescrita textual: resultados de uma pesquisa-ação-crítico-colaborativa
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v33n2a2017-4Palavras-chave:
Linguística Aplicada, Ensino de línguas, Pesquisa-ação-crítico-colaborativa.Resumo
Neste artigo, nosso propósito é de divulgar alguns resultados decorrentes da participação de professoras do ensino fundamental em uma pesquisa-ação-crítico-colaborativa que realizamos no município de Goioerê-PR. Por meio da pesquisa, objetivamos provocar reflexões sobre o ensino da produção escrita na escola, abrangendo o encaminhamento da produção textual, da revisão/correção e da reescrita de textos, na perspectiva de colaborar com a prática docente, de modo a torná-la mais consistente e consoante com a concepção dialógica e interacionista de linguagem, conforme os pressupostos teóricos e metodológicos que regem os atuais referenciais curriculares de Língua Portuguesa. Dados os limites deste texto, nos propomos a analisar um recorte dos dados gerados no contexto da pesquisa, focalizando alguns encaminhamentos docentes de uma das professoras colaboradoras para a produção, correção e reescrita de textos, em aulas ministradas em turmas do ensino fundamental, antes e após as ações colaborativas. Para proceder a esta análise, sustentamo-nos em pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin, nos estudos de Vygotsky (1991), na proposta de Geraldi (2006[1984]), Magalhães (2004), Ruiz (2010), Menegassi (2010,2012), Costa-Hübes (2012), entre outros. Como resultado, destacamos a importância de desenvolvermos uma pesquisa-ação-crítico-colaborativa, tendo em vista as contribuições dessa colaboração com a prática docente.
Palavras-chave: Pesquisa-ação-crítico-colaborativa. Formação continuada de professores. Produção textual. Reescrita textual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.