Clampeando o cordão

A maternidade como um espaço multissemiótico de (des)construção de sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v35nEsp2019-2

Palavras-chave:

Construção de Sentidos, Multimodalidade, Letramento em Saúde, Duoetnografia

Resumo

Em consonância com a proposta do número temático desta revista – o que significa pensar e fazer pesquisa de outro modo, no âmbito dos estudos e do ensino sobre o funcionamento da língua(gem) e dos processos de produção de sentidos? -, buscamos, no presente artigo, apresentar um diálogo inicial que se traduz em um exercício de deslocamento de olhares de dois pesquisadores, um com formação em Línguística Aplicada e outro em Medicina com o propósito de problematizar a interface papel da linguagem com o aspecto de humanização na formação médica. A partir da perspectiva da duetnografia (NORRIS; SAWYER, 2012; BREAULT, 2016; MORGAN; MARTI; MACIEL, 2019), objetivamos discutir os aspectos de construção de sentidos pautados nos estudos de semiótica social (BEZEMER; KRESS, 2016), de letramento em saúde (RUDD; ANDERSON, 2006) e de Letramentos (LEMKE, 2006, entre outros). Para tanto, revistamos a discussão acerca de construção de sentidos em três cenários - escola, museu e hospital. Para abordarmos as percepções dos pesquisadores, analisamos um centro cirúrgico e uma sala de parto de uma maternidade como espaços multissemióticos de construção de sentidos.

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Biografia do Autor

Ruberval Franco Maciel, UEMS

Doutor em Estudos Lingüísticos e Literários de Inglês pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche no Centre for globalization and cultural studies - Univeristy of Manitoba - Canadá; Mestre em Linguística Aplicada pela University of Reading - Inglaterra; graduado em Letras (Português/Inglês) e bacharel em Tradutor/Intérprete pela UNIDERP. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e pesquisador externo associado do Centro de Globalização e Estudos Culturais da University of Manitoba no Canadá. Presidente da ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil- Biênio 2014-2015). Foi Presidente fundador da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de Mato Grosso do Sul (APLIEMS). Foi avaliador do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD (MEC) Língua Inglesa. Integrante do GT assessor do MEC para elaboração do documento para a Base Nacioal Comum para a educação Básica e co-autor do Caderno para a área de Linguagens do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (MEC). Coordena o convênio interistitucional UEMS/Glendon College-York University - Toronto-Canadá. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada, políticas públicas para o ensino de LE, novos letramentos, multiletramentos, letramento crítico e formação de professores. 

Dalmo Barbosa Alves, UEMS

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Núcleo de Estudos de Linguagem e Linguística Aplicada. Curso de Letras e Medicina.

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Publicado

2019-10-23

Como Citar

MACIEL, R. F.; BARBOSA ALVES, D. . Clampeando o cordão: A maternidade como um espaço multissemiótico de (des)construção de sentidos. Letras & Letras, Uberlândia, v. 35, n. especial, p. 28–52, 2019. DOI: 10.14393/LL63-v35nEsp2019-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/49981. Acesso em: 31 out. 2024.