Avaliação de roteiros de audiodescrição

Uma proposta via interface entre os Estudos da Tradução e a Linguística Sistêmico-Funcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v35n2-2019-3

Palavras-chave:

Audiodescrição (AD), Tradução Audiovisual Acessível (TAVa), Estudos da Tradução, Linguística Sistêmico-Funcional, Sistema de Avaliatividade (SA)

Resumo

A audiodescrição-AD, tradução de imagens em palavras, torna acessível produtos (audio)visuais a pessoas com deficiência visual via roteiro e narração/locução. Pensava-se ser possível a neutralidade em ambos. Para abordar essa questão com audiodescritores em formação, elaboramos uma proposta de avaliação de roteiros de AD que demonstrasse a existência e tipo de avaliação neles e as implicações em sua formação. A proposta baseia-se no Sistema de Avaliatividade-SA, parte da Linguística Sistêmico-Funcional hallidayana. O SA contempla três grandes áreas de significados avaliativos que evidenciam como audiodescritores avaliam. Este artigo objetiva compartilhar os resultados de aplicação piloto da proposta via análise dos roteiros de um filme, uma peça e uma pintura. A proposta revelou-se efetiva para informar a formação, indicando: os tipos de avaliação a serem enfatizadas dependendo dos aspectos do texto visual a serem priorizados na descrição; a necessidade de que desvios e inferências descritivos expressos categoricamente sejam evitados e como fazê-lo.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Lima Praxedes Filho, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Possui graduação em Letras (Português-Inglês e Literaturas) pela Universidade Federal do Ceará (1988), especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras-Inglês (1991) pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Letras (Concentração em Língua Inglesa) pela Universidade Estadual do Ceará (1996), doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente (Concentração: Língua Inglesa e Lingüística Aplicada; Linha de Pesquisa: Aprendizagem e Ensino) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e fez estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais na interface, em Linguística Aplicada, entre a Tradução Audiovisual/Audiodescrição e o Sistem de Avaliatividade/Linguística Sistêmico-Funcional. Atualmente é Professor Associado O (40h/DE) da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento/aprendizagem da língua inglesa como língua estrangeira ou segunda língua (teoria cognitivista da interlíngua e teoria sócio-cultural) e demais línguas adicionais, Linguística Sistêmico-Funcional, lexicogramática, oralidade vs. escrita, Sistema de Avaliatividade, Tradução Audiovisual Acessível/Audiodescrição.

Vera Lúcia Santiago Araújo, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1982), mestrado em Mestrado Em Letras Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (1994) e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Ceará e pesquisadora nível 2 do CNPq.. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução audiovisual, legendação-legendagem, audiodescrição e tradução audiovisual e ensino.

Kethleen de Almeida Claudino, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Licenciada em Letras com habilitação em Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Enquanto graduanda, esteve vinculada ao Programa de Iniciação Científica (IC/UECE), desenvolvendo estudos por meio da interface entre a Tradução Audiovisual Acessível (TAVa) e o Sistema de Avaliatividade (SA). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA/UECE), com pesquisa filiada ao Laboratório de Tradução Audiovisual (LATAV), dentro do projeto CARA - Características avaliativas de roteiros de audiodescrição: um estudo descritivo.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

LIMA PRAXEDES FILHO, P. H. .; SANTIAGO ARAÚJO, V. L.; DE ALMEIDA CLAUDINO, K. Avaliação de roteiros de audiodescrição: Uma proposta via interface entre os Estudos da Tradução e a Linguística Sistêmico-Funcional. Letras & Letras, Uberlândia, v. 35, n. 2, p. 34–61, 2019. DOI: 10.14393/LL63-v35n2-2019-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/50103. Acesso em: 22 jul. 2024.