Sequência didática do gênero notícia online e seus comentários: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v34n1a2018-6Keywords:
Sequência Didática, Gênero Notícia Online, Interacionismo Sociodiscursivo, Transposição DidáticaAbstract
Fruto de inquietações acerca do saber didatizar, este artigo tem por objetivo avaliar uma sequência didática (SD) em torno de dois gêneros textuais correlacionados: notícia onlinee comentário virtual, visando contribuir para a melhoria desta prática de linguagem (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), de alunos do ensino médio de escolas públicas do Rio de Janeiro. O material foi elaborado por uma das autoras como atividade de um módulo de um curso de extensão no âmbito do projeto PROLEC -Promoção do Letramento Crítico (UFRJ/FAPERJ) -, que propunha a produção de materiais didáticos como uma forma de contribuição para a formação do professor e tal produção constituiu-se como uma primeira oportunidade de pôr em prática conhecimentos teóricos aprendidos. Os resultados apontam diversas convergências entre a proposta genebrina de SD e as atividades propostas, especialmente no que tange aos objetivos, ao tema, à organização, ao uso de textos autênticos e à tentativa de contribuir com o desenvolvimento das capacidades de linguagem (SCHENEUWLY; DOLZ, 2004). Contudo, nossos dados também revelam alguns problemas no material, especialmente resultantes de dificuldades de transposição didática. Os resultados chamam atenção para as tensões entre uma definição de língua tradicional, com foco exclusivamente linguístico, e uma visão de língua sócio-histórica. Apesar disso, avaliamos que tanto sua produção quanto sua análise constituíram-se como processos importantes de formação profissional e, ao compartilhar nossos resultados, esperamos contribuir com a área, especialmente, de formação docente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.