A produção de textos no Ensino Fundamental: desenvolvendo a competência escrita por meio de sequência didática

Autores

  • Hermínia Maria Florêncio Paiva Universidade Federal do Ceará
  • Aurea Suely Zavam Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n2a2016-8

Palavras-chave:

Ensino da escrita, Produção de textos, Sequência Didática, Carta de reclamação

Resumo

Este trabalho é fruto de um projeto de pesquisa que tem como objetivo principal a aplicação de uma sequência didática para trabalhar com um gênero da ordem do argumentar: a carta de reclamação, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. O propósito maior é desenvolver nos alunos habilidades de leitura e escrita como práticas sociais imprescindíveis em nossa sociedade letrada. A proposta parte da concepção de escrita como processo (VIEIRA, 2005) e fundamenta-se no modelo de sequência didática (SD) de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Com os resultados alcançados, constata-se que o trabalho com a sequência didática, além de melhorar o desempenho na produção de textos escritos, proporciona o (re)conhecimento do gênero, conforme defendem os autores do modelo de SD. A experiência possibilita verificar avanços nas produções dos alunos tanto em relação à apropriação dos elementos prototípicos da carta de reclamação quanto à habilidade do processo de escrita, além de favorecer a percepção de um maior estímulo dos estudantes com o desenvolvimento de um projeto próprio para a produção de textos. Nesse sentido, espera-se contribuir com professores de Língua Portuguesa, tanto no que se refere ao ensino da produção de textos quanto no que toca à busca de novas alternativas para potencializar habilidades nos estudantes e aumentar a motivação para que escrevam com mais propriedade e com mais frequência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermínia Maria Florêncio Paiva, Universidade Federal do Ceará

Doutora (2009) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Unidade de Prática de Ensino do Departamento de Letras Vernáculas, do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da UFC, onde coordena o grupo de pesquisa Tradice. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Gêneros, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística aplicada; linguística histórica (tradições discursivas); leitura, escrita, análise linguística e ensino; formação de professores.

Aurea Suely Zavam, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras (UFC)

Downloads

Publicado

2017-03-15

Como Citar

PAIVA, H. M. F.; ZAVAM, A. S. A produção de textos no Ensino Fundamental: desenvolvendo a competência escrita por meio de sequência didática. Letras & Letras, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 158–186, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v32n2a2016-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35235. Acesso em: 20 maio. 2022.