O limiar da voz concreta

Vocoperformance e poemúsica em Augusto de Campos e Cid Campos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v39-2023-24

Palavras-chave:

Canção, Augusto de Campos, Cid Campos, Poesia concreta, Vocoperformance

Resumo

Partindo de uma discussão teórica que visa fixar o lugar genológico da letra de canção, o que tem sido realizado criticamente por meio da operação de contraste com o que seria o gênero poema em sentido estrito, muitas vezes sob um aspecto negativo, propomos recolocar em debate o conceito camposiano de “poemúsica”, um entrelugar vocoperformático que complexifica e desestabiliza classificações fáceis. Para ilustrar nossas questões de forma didática e produtiva, optamos pela análise formal de dois artefatos verbivocovisuais presentes no CD-livro Poesia é risco (1995), de Augusto de Campos e Cid Campos.

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Biografia do Autor

  • Leonardo Davino de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    Doutor em Literatura Comparada. Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

  • Gabriel Costa Resende Pinto Bastos dos Santos, UERJ

    Mestrando em Literatura Brasileira, como bolsista CAPES, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É graduado em Letras Português-Japonês (2022) pela mesma instituição. Foi bolsista FAPERJ de iniciação científica entre 2018 e 2020, atuando no projeto "Poesia e Transdisciplinaridade: a vocoperformance", e estagiário da Fundação Getulio Vargas entre 2020 e 2022. Possui interesse em questões teóricas e historiográficas da literatura brasileira, especialmente as que mobilizam rearranjos metodológicos e disciplinares.

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Publicado

23-12-2023

Como Citar

O limiar da voz concreta: Vocoperformance e poemúsica em Augusto de Campos e Cid Campos. Letras & Letras, Uberlândia, v. 39, n. único, p. e3924 | p. 1–14, 2023. DOI: 10.14393/LL63-v39-2023-24. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/70969. Acesso em: 15 mar. 2025.

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