24 Horas em São Paulo
Inovações pedagógicas e novas mídias
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-19Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Sequência didática, Novas mídias, Processo intermidiático, Produtor/perceptorResumo
Debray (1992) sustenta que a história mediológica se inicia na logosfera (era da invenção da escrita até a imprensa), passa pela grafosfera (era da arte) e chega, finalmente, à videosfera (era visual). O processo de ensino-aprendizagem acompanhou essa transformação e passou de uma perspectiva centrada na escrita a uma configuração fundada em processos midiáticos, que demandam um novo letramento. Este artigo relata uma experiência pedagógica de aplicação de um processo intermidiático em um curso de língua estrangeira para graduandos em Letras. Nesse contexto, o aprendiz é capacitado a recriar um produto fonte em uma mídia destino digital através de uma cadeia midiática que favorece a formação e a aprendizagem da LE. A partir de um livro de leitura (produto fonte) realiza-se uma sequência didática que leva o aprendiz, desempenhando simultaneamente o papel de produtor e perceptor (ELLESTRÖM, 2017), a compreender criticamente novas narrativas multimodais.
Downloads
Referências
AZAOUI, B. Multimodalité, Transmodalité et Intermodalité: considérations épistémologiques et didactiques. Revue de Recherches en littératie médiatique multimodale, v. 10, 2019. DOI: https://doi.org/10.7202/1065526ar
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.
CADET, C.; CHARLES, R.; GALUS, J. L. La communication par l’image. Paris: Nathan, 2013.
DEBRAY, R. Vie et mort de l’image: une histoire du regard en Occident. Paris: Gallimard, 1992.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, J. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, J.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2010. p. 81-108.
ECO, U. Conceito de texto. São Paulo: T.A. Queiroz, Editor, 1984.
ELLESTRÖM, L. Midialiadade: ensaios sobre comunicação, semiótica e intermidialidade. Organização de Ana Cláudia Munari Domingos, Ana Paula Klauck e Glória Maria Guiné de Mello. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017.
GAUDREAULT, A.; MARION, P. Un média naît toujours deux fois.... In: GAUDREAULT, A.; JOST, F. Revue Sociétés et Représentations, n. 9, p. 21-36, 2000. DOI: https://doi.org/10.3917/sr.009.0021
LACELLE, N.; BOUTIN, J.F.; LEBRUN, M. La littératie médiatique multimodale apliquee en contexte numérique – LMM@. Québec: Presses Universitaires du Québec, 2017. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctt1z27hcs
LAUSE, C. 24 heures à Paris: une journée, une aventure. Paris: Maison des Langues, 2018.
LEBRUN, M. Le développement des compétences multimodales en préparant une exposition virtuelle en français. In: LEBRUN, M.; LACELLE, N.; BOUTIN, J-F. La littératie médiatique multimodale. Québec: Presses de l’Université du Québec, 2012. p. 141-156. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv18pgvfz.14
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.