Reflexões sobre o ensino das partículas modais alemãs em um curso de extensão

levantamento de necessidades e experiências de estudantes e professoras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-9

Palabras clave:

Alemão como Língua Adicional, Ensino de partículas modais alemãs, Perspectiva de professoras e estudantes

Resumen

Este artigo apresenta uma discussão crítica sobre o ensino das Partículas Modais Alemãs (PMs) a partir da perspectiva de professoras e estudantes que participaram de um curso de Extensão oferecido pela Universidade de São Paulo. Apesar de serem essenciais para a interação cotidiana em língua alemã, as PMs raramente são abordadas de forma linguisticamente contextualizada no ensino de alemão como língua adicional (ALA) (Thurmair, 2010; Weydt, 1983; Aquino, 2020). Nesse sentido, o nosso grupo de pesquisa tem se engajado na discussão e divulgação de propostas de abordagens de ensino e aprendizado das PMs, especialmente para o contexto local. Tendo em vista a compreensão acerca das necessidades e conhecimentos de professoras e estudantes brasileiras de ALA, realizamos duas coletas de dados por meio de questionário online, antes e depois do curso de extensão. O resultado desta pesquisa indica a relevância do curso para a sensibilização do tema das PMs, tendo um impacto positivo na formação das participantes, aumentando significativamente sua confiança e segurança no tratamento do tema em sala de aula de ALA. Considerando a carência de propostas baseadas em conceitos práticos e teóricos que levem em conta as experiências do nosso público-alvo, este trabalho representa uma contribuição significativa para o ensino das PMs no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Marceli Aquino, USP

Docente do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP - FFLCH).

Gabriela Sarmento Badain, Universität Leipzig

Mestranda em DaF e DaZ do Instituto Herder da Universität Leipzig.

Citas

ABRAHAM, W. Discourse particles in German: how does their illocutive force come about? In: ABRAHAM, W. (ed.). Discourse particles: descriptive and theoretical investigations on the logical, syntactic, and pragmatic properties of discourse particles in German. Amsterdam: Johns Benjamins, 1991. p. 203-252. DOI https://doi.org/10.1075/pbns.12.08abr

AQUINO, M. The teaching of German modal particles: didactic strategies in GFL. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 131-161, 2020. DOI https://doi.org/10.1590/1984-6398201914637

AQUINO, M.; ARANTES, P. C. C. Partículas modais em alemão e seus equivalentes funcionais em português brasileiro: proposta de análise e classificação para o uso. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 23, n. 40, p. 166-190, 2020. DOI https://doi.org/10.11606/1982-88372340166

AQUINO, M. Nuclear Communicative Function as Teaching Strategy for German Modal Particles: Relevance of the Minimalist Approach. In: SciELO Preprints, 2023. DOI https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5906

BOLACIO, E.; LIMA, T; BARROS, B. Modalpartikeln im DaF-Unterricht. Vermittlung und Lehrwerkanalyse. Periodicos Caderno de Letras (Ufpel), n. 29, p. 51-65, 2017. DOI https://doi.org/10.15210/cdl.v0i29

DIEWALD, G. Same same but different: modal particles, discourse markers and the art (and purpose) of categorization. In: DEGAND, L.; PIETRANDREA, P.; CORNILLIE, B. (ed.). Discourse markers and modal particles: categorization and description. Amsterdam: John Benjamins, 2013, p. 19-46. DOI https://doi.org/10.1075/pbns.234.02die

DÖRNYEI, Z. Questionnaires in Second Language Research: Construction, Administration, and Processing. London: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., 2003.

FRANCO, A. Partículas modais do português. Revista da Faculdade de Letras do Porto Línguas e Literatura, Porto, II série, n. 7, p. 175-196, 1990.

HEGGELUND, K. Zur Bedeutung der deutschen Modalpartikeln in Gesprächen unter besonderer Berücksichtigung der Sprechakttheorie und der DaF-Perspektive. Linguistik Online, Berna, v. 9, n. 2, n.p, 2001. DOI https://doi.org/10.13092/lo.9.969

HENTSCHEL, E.; WEYDT, H. Handbuch der deutschen Grammatik. Berlin: De Gruyter, 2013. v. 4. DOI https://doi.org/10.1515/9783110312973

JOHNEN, T. Aí como partícula modal do português. In: Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística, n.1., 1997, Salvador: Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Anais: Abralin, 1997. p. 4-10.

MONTE MÓR, W. Crítica e letramentos críticos: reflexões preliminares. In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. (org.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes, 2013. p. 31-50.

SCHLATTER, M.; GARCEZ, P. Educação linguística e aprendizagem de uma língua adicional na escola. In: Referencial curricular: Lições do Rio Grande. V. 1. Linguagens, códigos e suas tecnologias: Língua Portuguesa e Literatura; Língua Estrangeira Moderna. Porto Alegre: Secretaria Estadual de Educação do RS, 2009.

SCHOONJANS, S. Modalpartikeln als multimodale Konstruktionen: Eine korpusbasierte Kookkurrenzanalyse von Modalpartikeln und Gestik im Deutschen. Berlin: De Gruyter, 2018. DOI https://doi.org/10.1515/9783110566260

THURMAIR, M. Alternative Überlegungen zur Didaktik von Modalpartikeln. Deutsch als Fremdsprache, Regensburg, v. 47, n. 1, p. 3-9, 2010. DOI https://doi.org/10.37307/j.2198-2430.2010.01.02

UPHOFF, D. A área de Alemão como Língua Estrangeira: desenvolvimento histórico e perspectivas atuais. Pandaemonium Germanicum, v. 16, p. 219-241, 2013. DOI https://doi.org/10.1590/S1982-88372013000200012

UPHOFF, D. O lugar da criticidade na formação inicial de professores de alemão. In: FERRAZ, D. M.; KAWACHI-FURLAN, C. L. (org.). Educação linguística em línguas estrangeiras. Campinas: Pontes, 2018. p. 231-247. DOI https://doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1467

WALTEREIT, R. Different functions, different histories: modal particles and discourse markers from a diachronic point of view. Catalan Journal of Linguistic, Barcelona, p. 61-80, 2007. DOI https://doi.org/10.5565/rev/catjl.124

WEYDT, H. Abtönungspartikel. Die deutschen Modalwörter und ihre französischen Entsprechungen. Bad Homburg v.d.H. Berlin: Gehlen, 1969.

WEYDT, H. (org.). Partikeln und Interaktion. Tübingen: Niemeyer, 1983. DOI https://doi.org/10.1515/9783111661643

Publicado

2024-03-01

Cómo citar

AQUINO, M.; BADAIN, G. S. Reflexões sobre o ensino das partículas modais alemãs em um curso de extensão: levantamento de necessidades e experiências de estudantes e professoras. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1809, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/71855. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a