Uma abordagem discursiva do gênero anúncio publicitário no ensino de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL37-v13n1a2019-8Palabras clave:
Ensino, Gêneros do Discurso, Gramática do Design VisualResumen
Vários estudos têm revelado a importância de se investir em uma abordagem discursiva de diferentes gêneros nas aulas de Língua Portuguesa da educação básica. Contudo, há ainda uma carência de proposições que levem em conta os vários modos semióticos que constituem esses gêneros e que possibilitem uma análise sistematizada desses modos em conjunto. Nessa perspectiva, apresentamos, neste artigo, uma proposta de ensino do gênero do discurso anúncio publicitário e um relato de sua aplicação, em uma turma de oitavo ano, do ensino fundamental, de uma escola localizada na área rural do Distrito Federal. Tal proposta foi construída com base em pressupostos da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN (2006[1996]) e na abordagem bakhtiniana de gêneros do discurso (BAKHTIN, 2003 [1979]). Acreditamos que foi possível fazer com que o aluno percebesse que a relação entre texto e contexto é fundamental para que ele consiga ler, interpretar e produzir. Por assim ser, é imperioso destacar a necessidade de uma tessitura do saber novo com os saberes já construídos, garantindo uma prática docente ressignificativa e dinâmica, abandonando a abordagem de uma língua estática e promovendo uma concepção de língua em uma visão interativa, dependente do contexto de produção e das intenções comunicativas, contribuindo, assim, para o ensino de língua portuguesa nas salas de aula da educação básica.
Descargas
Métricas
Citas
ASSIS, J. A. Enunciação/enunciado. In: FRADE, I. C. A. da S.; VAL, M. da G. C.; BREGUNCI, M. das G. C. (org.). Glossário Ceale de termos de Alfabetização, leitura e escrita par educadores. Belo Horizonte: CEALE/Faculdade de Educação da UFMG. 2014. p. 1. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em: 14 ago. 2016.
BARTHES, R. A retórica da imagem. In: O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BENJAMIN, A. H. de V. et al. Código de defesa do consumidor: comentado pelos autores do anteprojeto. 7.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental - língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF,1998.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coord. trad., revisão e pref. à ed. bras. de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London/New York: Routledge, 2003. DOI https://doi.org/10.4324/9780203697078
GUISARDI, C. M. A. de A. Leitura e produção de histórias em quadrinhos: uma proposta de multiletramentos pautada na Gramática do Design Visual e em aulas do Portal do Professor, 2015. 255 f. Dissertação de mestrado. (Mestrado Profissional em Letras). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 1.ed. London. Edward Arnold, 1985.
HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. An introduction to functional grammar. 2 ed. London: Edward Arnold, 1994.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. An introduction to Functional Grammar. 3 ed. London: Hodder Arnold, 2004.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. An introduction to Functional Grammar. 4 ed. London: Routledge, 2014. DOI https://doi.org/10.4324/9780203783771
KRESS, G.; LEEUWEN, T. van. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. New York: Oxford University, 2001.
KRESS, G.; LEEUWEN, T. van. Reading Images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006. DOI https://doi.org/10.4324/9780203619728
OTTONI, M. A. R. um estudo sobre o gênero oral entrevista em telejornais. Revista Olhares e Trilhas, v. 19, n. 2, p. 25-65, 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/viewFile/40255/21547. Acesso em: 20 fev. 2018.
ROJO, R. H. (org.). Escol@ Conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. 215 p.
SANTAELLA, L. Leitura de imagens. (Coleção Como eu ensino). São Paulo: Melhoramentos, 2012.
SILVA, C. C. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na Análise de Discurso Crítica, 2015. 154 f. Dissertação de mestrado (Mestrado Profissional em Letras). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
TRAVAGLIA, L. C. et al. Gêneros orais-conceituação e caracterização. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA E SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA, 4, 2013. Uberlândia. Anais... Uberlândia: EDUFU, v. 3, n. 1, p. 1-8, 2013. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_1528.pdf. Acesso em: 31 jan. 2018.
TRAVAGLIA, L. C. Competência discursiva. In: FRADE, I. C. A. da S.; VAL, M. da G. C.; BREGUNCI, M. das G. C. (org.). Glossário Ceale de termos de Alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: CEALE/Faculdade de Educação da UFMG. 2014. p. 1. Disponível em:
http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/competencia-discursiva. Acesso em: 20 fev. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.