A voz de discentes incluída em textos da esfera jornalística sobre o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-28

Palavras-chave:

Ensino remoto emergencial, Pandemia de covid-19, Representações discursivas, Avaliações, Mídia jornalística

Resumo

Neste artigo, apresentamos um recorte de uma pesquisa, cujo objetivo geral é mapear e analisar representações e avaliações discursivas do ensino remoto emergencial (ERE) em contexto de enfrentamento à pandemia da covid-19, e representações e identificações dos atores sociais envolvidos nesse ensino. Baseamo-nos em aportes teórico-metodológicos da abordagem dialético-relacional de Análise de Discurso Crítica, em estudos sobre a mídia jornalística e sobre o ERE. O corpus é constituído de 333 textos, publicados em 2020 e 2021 no jornal Folha de S. Paulo e na revista CartaCapital. Neste recorte, direcionamos nosso olhar para as vozes de discentes incluídas nesses textos e os resultados revelam a prevalência de avaliações do ERE que materializam valores indesejáveis, embora apontem também para uma luta interdiscursiva, uma vez que são construídas representações do ERE que, por um lado, são alinhadas a uma perspectiva de potencialidade e, por outro lado, a uma perspectiva de dificuldade e de falta.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Resende Ottoni, UFU

Doutora em Linguística. Docente associada do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Ângela Márcia Fernandes Pereira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mestra em Letras. Docente da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Bianca Mara Guedes de Souza, UFU

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista Capes. 

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Publicado

02.07.2024

Como Citar

OTTONI, M. A. R.; PEREIRA, Ângela M. F.; SOUZA, B. M. G. de. A voz de discentes incluída em textos da esfera jornalística sobre o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da covid-19. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1828, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-28. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/73079. Acesso em: 22 jul. 2024.