Os valores culturais integrando forma e sentido nas relações enunciativas criança-outro no ato de aquisição da linguagem

Autores/as

  • Isadora Laguna Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL31-v11n4a2017-10

Palabras clave:

Aquisição da Linguagem, Enunciação, Cultura

Resumen

Partindo do diálogo entre o campo dos estudos enunciativos de Émile Benveniste e o da aquisição de língua materna, especialmente pelos deslocamentos de Silva (2009a) – que concebe a aquisição como um ato enunciativo –, este artigo visa a pensar de que maneira a criança inscreve os valores culturais presentes nas formas atualizadas em seu discurso. Se a cultura está impressa na língua, conforme Benveniste, ela se manifesta no discurso em todas as unidades atualizadas no discurso – inclusive naquelas de níveis inferiores ao da frase, como os morfemas. Portanto, o que se busca neste estudo é verificar como a criança imprime em seu discurso a cultura compartilhada com o outro nessas unidades menores. Para isso, serão utilizados fatos de linguagem publicados por Silva (2009a), analisados a partir da perspectiva enunciativa de linguagem.

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Publicado

2017-11-07

Cómo citar

SOARES, I. L. Os valores culturais integrando forma e sentido nas relações enunciativas criança-outro no ato de aquisição da linguagem. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 4, p. 1294–1309, 2017. DOI: 10.14393/DL31-v11n4a2017-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/37267. Acesso em: 21 dic. 2024.