A catáfora nos títulos de textos jornalísticos

Autores/as

  • Maria José Silva Fernandes UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-34

Palabras clave:

Linguística

Resumen

Neste trabalho, apresentamos parte de resultados obtidos em pesquisa sobre a referenciação catafórica. Entre algumas constatações dessa pesquisa,  está a de que a catáfora é utilizada nos títulos como estratégia para despertar a atenção do leitor, já que faz com que o leitor continue a leitura do texto. Neste artigo, apresentamos essa parte da análise, ou seja, o que se refere aos títulos de textos e, tendo em vista a grande ocorrência da catáfora, nessa parte dos textos jornalísticos, propomos que os títulos sejam analisados, no ensino de língua portuguesa, dentro de uma abordagem mais discursiva, e não apenas como parte da estrutura do gênero notícia (e de outros gêneros), como geralmente é feita em alguns livros didáticos (quando fazem). Embasamos nosso trabalho em Halliday & Hasan (1989), Coracini (1988) Guimarães (2006), Koch & Elias (2010). Uma abordagem assim, como a que propomos, está amparada pelos CBCs e pelos PCNs, já que esses documentos recomendam que os alunos, ao longo de sua formação, devem construir habilidades e conhecimentos que os capacitem a refletir sobre os usos da língua(gem) nos textos, e ainda que devem ser orientados para compreender o funcionamento do texto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2014-06-30

Cómo citar

FERNANDES, M. J. S. A catáfora nos títulos de textos jornalísticos. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 8, n. 1, p. 602–620, 2014. DOI: 10.14393/DL15-v8n1a2014-34. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24922. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.